quinta-feira, março 01, 2012

Intransferível - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 01/03/12
Em conversa ontem pela manhã com Paulo Sérgio Passos (Transportes), Dilma Rousseff disse claramente ao ministro que deverá precisar de seu cargo para acomodar o PR de volta na Esplanada. A presidente prometeu, ainda, realocar o técnico na pasta, provavelmente na secretaria-executiva, seu posto anterior.

No fim da tarde, o PR reagiu a uma proposta de "permuta" com o PMDB: Mendes Ribeiro iria para os Transportes, e o partido ficaria com a Agricultura. A sigla não só rechaçou a troca como ameaça desembarcar da candidatura de Henrique Alves (RN) à presidência da Câmara, se o PMDB insistir no arranjo.

Negativo Dilma avaliou ontem com a ministra Ideli Salvatti o mapa da votação da criação do Funpresp. O PDT, também à espera de uma vaga na Esplanada, só teve 2 dos 24 votos registrados na sessão a favor do governo. Já o PR registrou placar de 20 votos a 12 pró-Planalto.

Retiro Com a nomeação de Marcelo Crivella, ainda que para o lateral Ministério da Pesca, Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) deixa de ser o interlocutor do Planalto com os evangélicos -condição que perdeu ao fazer críticas ao segmento durante o Fórum Social Mundial.

Náufrago Luiz Sérgio (PT-RJ) disse que "já tinha os detalhes" quando foi chamado para conversa final com Dilma. Questionado se ficou surpreso com a segunda demissão em oito meses, o ex-titular das Relações Institucionais divaga: "Eu sempre disse que navegar é preciso".

Cobertor... O jantar de ministros do G-20 na Cidade do México, no último sábado, foi interrompido por reclamações gerais devido ao frio insuportável do local.

...curto A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, teve de ser socorrida com dois cobertores e casacos. O brasileiro Guido Mantega, precavido, havia colocado uma malha por baixo do terno.

Puro-sangue Entre as opções que o PSB oferecerá para vice de Fernando Haddad está Eduardo Storópoli, mantenedor da UniNove, que conta com 100 mil alunos. O ex-ministro cultiva a ampliação do ProUni como marca de sua gestão no MEC.

Terceira via Do pré-candidato peemedebista Gabriel Chalita, diante dos discursos de PT e PSDB apostando na polarização em SP: "Essa tentativa desesperada de reduzir a eleição a dois partidos mostra o medo que os dois lados têm da minha candidatura".

Voo solo Desafiado por José Aníbal e Ricardo Tripoli a debater com militantes do PSDB, José Serra diz, em privado, que não pretende ir a encontros com os pré-candidatos. Seu grupo constrói agenda paralela de reuniões nas regiões da cidade.

Gol de ouro O placar apertado (10 a 8) em favor do adiamento das prévias para dia 25 acendeu alerta geral no QG de Geraldo Alckmin. O governador esperava maior acolhida ao pleito de Serra.

Hierarquia Nas primeiras declarações como pré-candidato, Serra repete que topou entrar no páreo por insistência de Alckmin. A correligionários diz que esperava ação mais incisiva do Bandeirantes sobre Aníbal.

Na marra Diante da resistência de João Sayad à entrada de Marcos Mendonça no conselho da Fundação Padre Anchieta, o secretário Andrea Matarazzo (Cultura) abriu mão de um dos três assentos que tem no órgão para acolher o desafeto do presidente da instituição. Sayad não esconde a insatisfação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"A ida de Crivella para o Ministério da Pesca é o milagre da multiplicação, não dos peixes nem do seu pequeno PRB, mas da influência do setor evangélico no governo 'laico'."

DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre a troca de Luiz Sérgio (PT-RJ) pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) no comando do Ministério da Pesca como forma de acomodar o PRB, da base aliada, na estrutura do governo.

contraponto

Paredão tucano

Em debate no qual participaram José Aníbal e Ricardo Tripoli na segunda-feira, um dos presentes brincou com a ausência de Bruno Covas e Andrea Matarazzo, que haviam se retirado das prévias do PSDB paulistano um dia antes.

-Está parecendo o "Big Brother". Dois já foram eliminados. Qual será o próximo?

Na plateia, um integrante da direção municipal advertiu, em referência à entrada de José Serra na disputa:

-Mas no próximo debate já vai ter uma terceira cadeira. Com direito a imunidade e prova do líder.

Nenhum comentário: