terça-feira, março 20, 2012

Guerra comercial - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 20/03/12

A revisão do acordo de comércio automotivo entre Brasil e México preocupa algumas montadoras. Uma delas é a Nissan. A japonesa, hoje, importa via México 90 mil carros por ano. Passaria a comprar 5 mil.

Segue...

A Nissan pede uma regra de transição para as montadoras que constroem fábricas aqui. No seu caso, investe 1 bilhão de euros numa planta no Rio.

Os ignorados

A editora Record lança em junho o livro “Geração subzero”, de Felipe Pena, para celebrar escritores queridos pelo público, mas ignorados pela crítica. Na lista, está Thalita Rebouças, que já vendeu mais de 1 milhão de livros e, inclusive, teve um editado em Portugal.

Na terra de Obama

Será lançado quinta agora em telões da Times Square, em Nova York, um jogo para iPad e iPod sobre o... Brasil. Trata-se de ação da Embratur para atrair ainda mais gente dos EUA — que, depois da Argentina, é o país que mais manda turistas para cá.

No mais

Tomara que esse escândalo denunciado pelo “Fantástico”, da TV Globo, sobre tentativa de pagamento de propina para um hospital carioca, não siga o roteiro de outros por aqui, que começam com uma autoridade indignada, prometendo “um rigoroso inquérito, doa a quem doer”, para terminar, mais tarde, no esquecimento e no arquivamento, “porque nada ficou provado”.

Clínica João Trinta
A prefeitura do Rio vai homenagear Joãosinho Trinta (1933- 2011), o genial carnavalesco que morreu em dezembro. Dará o nome dele à clínica da família que inaugura amanhã, em Parada de Lucas, com a presença de Dilma.

O RIO, VEJA QUE legal, vai ganhar dia 28 agora um museu da ciência. O Museu Light Energia vai funcionar na atual sede da empresa, no vetusto prédio projetado pelo engenheiro americano Frederic Pearson e construído em 1912, na Av. Marechal Floriano, onde ficavam os currais da antiga Companhia de Carris Urbanos. Terá experimentos variados, jogos eletrônicos, painéis multimídia e artefatos históricos, pelos quais vai ser possível travar contato com diferentes formas de energia e saber um pouco mais sobre a preservação de recursos naturais e como evitar desperdícios.

O inglês de JK
Arnaldo Niskier entregou à Nova Fronteira os originais de “Memórias de um sobrevivente”, biografia de 300 páginas do amigo Adolpho Bloch (1908-1995). Revela, entre outras coisas, o receio de Bloch, em 1964, por JK não falar inglês. No exílio, o ex-presidente recebeu aulas do idioma pagas pelo dono da velha revista “Manchete”.

Grande Betti

Quilombinho, projeto social de Paulo Betti que cuida de cerca de 80 crianças e jovens pobres de sua cidade natal, Sorocaba, SP, e que hoje funciona na casa onde o ator nasceu, vai ganhar nova sede.

Abelha voa livre

O Kid Abelha deixou a Universal e vai gravar seu primeiro CD/DVD independente, para festejar 30 anos de carreira. Será ao vivo, dias 27 e 28 de abril, no Citibank Hall, no Rio.

Feira do Nordestino
Marlene Mattos, que nasceu no Maranhão, vai gerir a Feira de São Cristóvão, no Rio.

BMW na Rocinha

Com a pacificação da Rocinha, a Estrada da Gávea virou rota para motoristas que querem fugir dos engarrafamentos. Na via, que passa pelo meio da favela, são comuns agora os carrões de bacanas.

Cadê a falecida?

O desembargador Edson Scisinio condenou o Cemitério do Caju, de Campos, RJ, a indenizar em R$ 15 mil uma moradora da cidade que enterrou a irmã ali e, no Dia de Finados, ao visitar o túmulo... cadê? A sepultura, comprada na Companhia de Desenvolvimento do Município, havia sumido, e o corpo não foi mais localizado.

Pedro II sessentão

O Colégio Pedro II do Humaitá, no Rio, festeja 60 anos hoje com um debate de ex-alunos que contarão aos estudantes de agora histórias de seu tempo, dos “anos dourados” aos “anos rebeldes”. Estudaram ali, entre tantos outros, os coleguinhas Maurício Kubrusly, Silio Boccanera, Zé Paulo Kupfer e Franklin Martins, os atores Cecil Thiré e Betty Faria e o novelista Gilberto Braga.

Musa arco-íris

A chefe de Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, foi eleita... “Musa da cidadania LGBT” pela revista “S”, por ter determinado que o nome social de travestis e transexuais seja usado nos registros de ocorrência nas delegacias. A homenagem será dia 3 de abril, no Teatro João Caetano. 

Nenhum comentário: