sexta-feira, março 16, 2012

Gota d'água - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 16/03/12

A presidente Dilma Rousseff já avisou a ministros próximos que Ricardo Oliveira será exonerado da vice-presidência de Governo do Banco do Brasil e que vai atuar para apear Ricardo Flores do comando da Previ.

O Planalto responsabiliza a dupla por alimentar a guerra entre o BB e o fundo de pensão. Eles foram alertados no auge da crise pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) de que seriam demitidos se a troca de acusações prosseguisse. A divulgação de que Flores comprou uma casa com parte dos recursos em dinheiro vivo fez o governo concluir que o recado foi ignorado.

O presidente do BB, Aldemir Bendine, será mantido.

Viva voz Na reunião em que foi alterada a Lei Geral da Copa, a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) assegurou ao líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), por telefone, que o governo não havia se comprometido com a Fifa a permitir a venda de bebida alcoólica nos estádios.

Tim-tim 1 O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), fez comemoração regada a uísque na residência oficial na noite em que Chinaglia foi nomeado à liderança. Petistas viram no gesto uma forma de tripudiar sobre Cândido Vaccarezza, desafeto de Maia, que perdeu o cargo.

Tim-tim 2 A assessoria de Maia nega a provocação e diz que a festa era pela chegada de Paulo Ferreira, também do PT gaúcho, ao Congresso.

Novo round O líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), sugeriu em almoço da Frente Parlamentar da Agricultura que a votação do Código Florestal ficasse para 2 de julho, depois da Rio+20. A proposta foi debatida e recusada por 13 votos a 1.

Saldo devedor Nomeado com a missão de ampliar a base governista no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) corre o risco não só de perder os sete votos do PR como de não entregar os dos rebeldes peemedebistas Jarbas Vasconcelos (PE), Pedro Simon (RS) e Roberto Requião (PR).

Concorrência Em tempo de crise na base aliada, as trupes do "CQC" e do "Pânico", ambos na Bandeirantes, terão companhia no Congresso. O "Casseta & Planeta", que voltará ao ar na Globo, pediu e já obteve autorização para gravar na Câmara.

Popstar Correligionários de Marta Suplicy justificam a ausência da senadora dos eventos de pré-campanha de Fernando Haddad: "Se ela entrar hoje, atrapalha mais que ajuda. Já pensou numa visita à periferia? Ofusca o candidato", diz um martista.

Eu? Imagina! Em conversas com haddadistas, Marta nega ter estimulado qualquer tratativa de substituição de candidatura e se diz "100% focada" no Senado.

Amor bandido Do líder petista na Câmara, Jilmar Tatto, sobre a perspectiva de Haddad perder o apoio do PR, em crise com o governo: "O PR vem conosco. Eles são mais generosos com a gente do que nós somos com eles".

Oremos 1 A retomada da distribuição dos panfletos da Igreja Católica contra Dilma Rousseff já tem data marcada: será na próxima quarta, dia 21, em ato público na praça da Sé. Os impressos foram apreendidos em 2010 e liberados agora pela Justiça.

Oremos 2 Quem pilota o evento é d. Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo emérito de Guarulhos que pregou boicote à então candidata do PT. O grupo irá ainda ao Fórum João Mendes para repudiar o anteprojeto de reforma do Código Penal, que amplia as hipóteses de aborto legal.

Linha vermelha As panes de trens e metrô tiram o sono de Geraldo Alckmin. O tema remete o tucano à tensão eleitoral de 2010. Anteontem, em reunião sobre investimentos nas empresas do setor, o governador ignorou a pauta. Só quis saber da apuração das falhas que afetaram 165 mil passageiros.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

O governo deve ter se empolgado com a onda do MMA. No melhor estilo Anderson Silva, resolveu acertar as contas com o Congresso, os partidos e os militares ao mesmo tempo.

DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre a crise entre o Planalto

e a base aliada e a reação do governo ao manifesto de oficiais da reserva contestando a autoridade de Dilma e do ministro Celso Amorim (Defesa).

contraponto

Que dureza!

Ricardo Tripoli (PSDB-SP) conversava anteontem com dois congressistas do Rio e de Minas quando um deles quis saber qual era a temperatura das prévias tucanas. Tripoli, que se negou a desistir da disputa, resumiu:

-Comecei enfrentando Bruno Covas, José Aníbal e Andrea Matarazzo. Agora disputo com José Serra, Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab. Que tal? 

Nenhum comentário: