terça-feira, março 20, 2012

Enfim, juntos - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 20/03/12

O Planalto fez questão de que o ministro Aldo Rebelo (Esporte) desse uma entrevista ontem, ao lado do líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), defendendo a liberação da venda de bebida alcóolica nos estádios na Copa. Depois da descoordenação da semana passada, o Palácio precisava sinalizar unidade para o conjunto de sua base parlamentar. A despeito da ordem unida, essa votação é considerada de risco pelos aliados.

Governadores querem frear a União

Os governadores do Sudeste (Rio, Minas, São Paulo e Espírito Santo) adotaram uma linha comum para negociar com o governo federal, os demais estados e a União temas polêmicos como as leis do royalties e do Fundo de Participação dos Estados. Essa política consiste em: 1. Não aceitar que seja tomada nenhuma decisão que retire receita dos estados; 2. Cobrar do Congresso e da União que seja discutida antes com os estados a adoção de medidas que impliquem em novas despesas; 3. Rejeitar decisões isoladas sobre medidas que afetem as finanças estaduais, exigindo que sejam adotadas amarrando diversos temas em debate.

Vou organizar um grupo parlamentar em defesa da faxina e das posições republicanas da presidente Dilma” — Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ).

APROXIMAÇÃO. O novo líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), está procurando os senadores independentes, como Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Taques (PDT-MT) e Ana Amélia (PP-RS). "Temos que ter cautela. A relação do Executivo com o Congresso tem que ser mais respeitosa. Não dá para mudar ministro sem avisar às lideranças dos partidos. E estamos sendo massacrados pelo excesso de MPs”, disse Ana Amélia.

Mais mulheres
A representante do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, Maria Emília Pacheco, vai assumir a presidência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão de assessoramento da Presidência.

Alianças
O presidente do PT, Rui Falcão, almoçou ontem com o governador Sérgio Cabral. Discutiram as eleições municipais. A relação ficou estremecida depois que o PMDB anunciou que não apoiaria o candidato do PT em Niterói.

Demóstenes e os dois PTs
O PT da Câmara estimula o deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) a requerer uma CPI para investigar Carlinhos Cachoeira. Se ela for criada, eles pretendem convocar o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO). Já os senadores petistas estão com um pé atrás e criticam o que chamam de indústria da arapongagem, na qual a Justiça autoriza grampos e quem é flagrado falando com o investigado é transformado em réu via vazamento de seus diálogos.

Bandeira branca
O líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDBAM), procurou o líder do PSDB, Álvaro Dias (PR). Afirmou que quer manter uma boa relação com a oposição, mas avisou que vai trabalhar contra a criação da CPI da Saúde.

Pega rapaz

Parlamentares tucanos engajados na candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG) querem reviver as dobradinhas café com leite. Sonham ter na vice o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), aliado de José Serra.

CHEVRON. O presidente da Comissão do Meio Ambiente do Senado, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), vai fazer audiência pública na quinta-feira para tratar do vazamento de petróleo no pré-sal. Convidados a Chevron, a ANP, o Ibama e o Ministério Público.

O PRESIDENTE 
da Câmara, Marco Maia (PT-RS), assume a presidência da República domingo. A presidente Dilma embarca para a Índia e o vice Michel Temer retorna terça-feira da Coréia do Sul.

SINAL DOS TEMPOS
. No governo FH, suas deliberações eram descritas como “decisão solitária”. No governo Dilma, são chamadas de “monocráticas”. 

Nenhum comentário: