domingo, março 25, 2012

Dois atores em cena - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 25/03/12


Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campos, do PSB, passaram a ser vistos com mais consistência pela própria base governista para 2014. Ou um ou outro, ou os dois juntos. Falta combinar com o povo que, por hora, ainda está com Dilma

Se tem uma característica comum a todos os políticos, é o fato de tomar decisões hoje pensando no futuro distante. A maioria deles simplesmente não consegue exercitar a máxima “a cada dia a sua aflição”. Essa turma já vai logo pulando o calendário. E, quando veem uma crise política pela frente, esse pulo ultrapassa alguns anos. Especialmente, entre os deputados. Cientes de que têm o resto do mandato garantido, eles já estão pensando com quem se aliar na frente para obter o próximo. E, nesse sentido, ao se sentirem desprezados pela presidente Dilma, eles já começam se aquecer como parte da torcida de dois personagens ilustres da política atual: o senador Aécio Neves (PSDB-MG), considerado o nome mais forte da oposição hoje para concorrer ao Planalto, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE).

Os movimentos em direção a um e outro ainda são sutis. Mas existem e estão em todos os partidos da base aliada e não apenas dentro da óbvia oposição — PSDB, DEM e PPS —, talvez (apenas talvez!) engrossada por PR e outros partidos. O único que está fora desses cenários alternativos para o futuro, por enquanto, é o PT, que, detentor da presidência da República sob o comando de Dilma Rousseff, não tem como se mover em outras frentes. Não por acaso os ministros do PT são hoje os primeiros a sair a campo no sentido de estancar a crise política.

Por falar em PT…
Os petistas são os únicos que hoje não têm uma grande alternativa à presidente Dilma Rousseff. Precisam desesperadamente que Lula fique bom logo, plenamente recuperado para embalar multidões e, assim, ajudar o partido a criar outras lideranças. Hoje, eles têm plena consciência de que Dilma só ganhou a eleição por causa da transferência de votos feita por Lula e da ampla base que a popularidade do então presidente conseguiu manter gravitando em torno do PT. Mas, agora, como uma candidatura de Lula é coberta de incertezas e Dilma não se sente responsável pelos políticos que ajudaram a elegê-la nem demonstra paciência para aturá-los em seu gabinete ou chamar para uma sopinha no Alvorada — essa base começa a pensar em outro caminho longe do PT.

Por falar em caminhos…
É claro que essa migração não vai ocorrer da noite para o dia. Nem tampouco a base vai largar uma presidente com a popularidade gravitando em torno dos 80% para se lançar desde já nos braços seja de Aécio Neves ou de Eduardo Campos. Mas os dois são os nomes que hoje atraem os políticos, quando eles pensam no futuro — ou seja, sempre. E o poder de atração de um ou de outro dependerá do grau de felicidade da população com a presidente Dilma.

Os cenários de manutenção do status quo petista se dão em duas situações: se Dilma manter a sua popularidade nas alturas nos próximos dois anos e ela trabalha para isso, basta ver a reunião que manteve com empresários essa semana. Ou se Lula estiver em ponto de bala para uma campanha os petistas torcem mais por isso do que qualquer outra coisa. Se um ou outro não ocorrer, tchau mesmo. Hoje, nenhum aliado está ao lado de Dilma por amor à causa e os outros cenários são a torcida da base.

Por falar em torcida…
Na hipótese de a popularidade de Dilma ou de seu governo cair diante das confusões e da paralisia governamental, crescem Aécio Neves ou Eduardo Campos. Eles são hoje os queridos do mundo político, citados em todas as conversas de futuro. E não se iluda achando que não querem concorrer: ambos estão em movimento. Se o governo despencar ao ponto de os aliados queimarem caravelas, Aécio terá mais poder de atração sobre os partidos. Se ficar no meio-termo, estará mais para Eduardo Campos, que tem até a simpatia de Lula como plano B para os petistas, se Dilma perder a vontade de concorrer. E não se espante, leitor, se Aécio e Eduardo fizerem uma aliança, o que hoje ainda é improvável. Afinal, a política é a arte não só do possível, como de tornar possível até o que alguns consideram impossível. E pode ter certeza: os dois são talentosos nessa praia.

No mais…
A partir de hoje, a turma que não embarcou para Índia com Dilma estará dedicada a ver como seguirão os pedidos de CPIs. Dilma não quer nenhuma aberta. Nem o PT. Mas, você sabe como é, água em mole em pedra dura… Mas essa é outra história. 

Nenhum comentário: