quarta-feira, março 28, 2012

DNA lulista - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 28/03/12

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, escolheu dois ex-ministros de Lula para coordenar áreas de seu plano de governo, dividido em dez "eixos". Até sábado, quando o time será anunciado, haverá outros nomes ligados ao ex-presidente.

Nelson Machado, ex-titular da Previdência e do Planejamento, comandará o capítulo dedicado ao desenvolvimento econômico, ao lado de Amir Khair, ex-secretário de Finanças da gestão de Marta Suplicy.

No segmento de cidadania e direitos humanos, o coordenador será Paulo Vannuchi, ex-ministro que atualmente trabalha com Lula em seu instituto.

Greve Irritados com a concentração de poder na pré-campanha de Haddad, vereadores da CNB decidiram ficar fora das atividades até que seja definido um coordenador ligado à tendência.

Terceira chance Depois que Ricardo Berzoini e Vicente Cândido, os nomes apresentados pela CNB, foram fritados, o mais cotado para atuar junto com Antonio Donato no comando do QG petista é o presidente estadual da sigla, Edinho Silva.

Conta-gotas Reunido ontem com vereadores, Haddad recebeu declarações de apoio de Juscelino Gadelha (PSB) e Agnaldo Timóteo (PR).

Pausa Após escrutinar os números das prévias, José Serra submergirá. Aliados entendem que sua superexposição precoce só interessa aos rivais. "Vão perguntar de papelzinho e inspeção veicular toda hora", diz um serrista.

Forcinha A secretária paulista de Justiça, Eloísa Arruda, opinou pela condução de Felipe Locke à Procuradoria-Geral. Mais votado em apertada disputa com o situacionista Márcio Elias Rosa, Locke aguarda a escolha de Geraldo Alckmin -que analisa lista do Ministério Público.

Vertical O PSDB cobrará hoje da bancada estadual apoio a Dimas Ramalho (PPS), nome de Alckmin para o TCE. Parte dos tucanos está com Jorge Caruso (PMDB).

Colateral Quem acompanha de perto as tratativas de alianças em São Paulo garante que o elo de Demóstenes Torres (GO) com Carlinhos Cachoeira fragilizará o pleito do DEM pela vice de Serra.

Gato e rato Procurado ontem por senadores do PT, Roberto Gurgel sugeriu que fosse agendada reunião para hoje. Walter Pinheiro recusou o adiamento e protocolou pedido de informação sobre o caso Carlinhos Cachoeira. Em seguida, o procurador-geral recebeu o PSOL.

Quem avisa... Em reunião, Arlindo Chinaglia (PT-SP) questionou governistas sobre a convocação da ministra Miriam Belchior (Planejamento), aprovada na semana passada. Aliados temem, nos bastidores, que hoje a oposição convide Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

Vapt-vupt Pimentel está só esperando a notificação da Comissão de Ética da Presidência para apresentar explicações sobre as atividades consultoria que lhe renderam R$ 2 milhões. "Já estão prontos", afirmou ontem ao deixar o hotel em Nova Déli.

Clonagem 1 O Sindilegis, sindicato dos servidores do Legislativo federal, notificou extrajudicialmente seu ex-presidente Ezequiel Nascimento para que seja impedido de usar o endereço da entidade em nova associação criada por ele, o IBLegis.

Clonagem 2 No site do instituto, Nascimento -que foi demitido do Ministério do Trabalho no escândalo que derrubou Carlos Lupi- lança também um clube de compras do servidor, o IBClub.

Visita à Folha Antonio Delfim Netto, professor emérito da Faculdade de Economia e Administração da USP, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

O próprio nome do Cachoeira já diz tudo: podemos esperar que muitas águas vão rolar nesse caso e, junto com elas, muitas outras reputações ilibadas.

DO DEPUTADO FEDERAL MIRO TEIXEIRA (PDT-RJ), sobre o senador Demóstenes Torres (GO) ter renunciado à liderança do DEM na Casa por conta da investigação de sua ligação com o empresário de jogos preso na Operação Monte Carlo.

contraponto

Nasce um craque

 O prefeito Gilberto Kassab (PSD) exibiu dotes esportivos na inauguração do Complexo Prates, ontem, na região da cracolândia. Com Alexandre Padilha (Saúde), derrotou Geraldo Alckmin no pebolim. Depois, fez um gol no ministro no futebol de quadra.

-Vou decidir meu futuro pós-prefeitura. Se a forma física não ajudar, será futebol de mesa mesmo -, brincou.

Nenhum comentário: