domingo, março 11, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Vocabulário, modos e educação fazem a diferença”
Ministro Aldo Rebelo (Esporte), sobre insultos de Jérôme Valcke, secretário da Fifa

Demissão de Gabrielli afastou Lula de Dilma

Lula ficou tão irritado com a substituição, à sua revelia, de Sergio Gabrielli por Graça Foster na presidência da Petrobras, que desde então parou de procurar a presidente Dilma para conversar. Ela o visitou em São Bernardo (SP), na véspera da posse do ministro Marcelo Crivella (Pesca), e foi recebida friamente. Isso estaria por trás do abatimento e emoção dela na despedida do ex-ministro Luiz Sérgio.

Abatimento

Assessor que a acompanha há anos diz que Dilma ficou abatida após a visita a Lula, mas achava que era por causa da doença dele. Não era.

Ceder é preciso

Em seu discurso, Dilma embargou a voz ao lembrar que, às vezes, é preciso ceder a imposições políticas em nome dos interesses do País.

Novo emprego

Sergio Gabrielli assumiu sexta (9) a Secretaria de Planejamento do governo de Jaques Wagner, na Bahia, nomeado a pedido de Lula.

Força de padrinho

Na posse festiva, teve até mensagem de Lula saudando Sergio Gabrielli como “verdadeiro responsável” pela descoberta do pré-sal.

Governo detestou e vai mudar Lei Geral da Copa

O Planalto anda falando muito mal do substitutivo do projeto da Lei Geral da Copa, aprovado esta semana na comissão especial da Câmara, e principalmente do seu autor, deputado Vicente Cândido (PT-SP). Ele é acusado pelo governo de combinar detalhes e não cumprir o trato. Muito ruim, o projeto deverá ser modificado substancialmente até a votação final.

Divergências

Presidente da comissão especial, Renan Filho (PMDB-AL) admite que houve divergências: “Ele ficou intermediando entre o governo e a Fifa”.

Mudanças à vista

Instruído pela Casa Civil, o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), já avisou que a lei Geral da Copa vai mudar.

Papel passado

A Lei Geral da Copa é produto de compromissos assumidos pelo então presidente Lula com a Fifa, essenciais na escolha do país-sede.

Jogo de profissionais

O PT subestima o PMDB, achando que o partido “rachou”. Os petistas já deveriam ter aprendido, após anos de convivência. Governistas e “independentes” combinaram as ações para atrapalhar o governo, na bancada de profissionais liderada pelo senador Renan Calheiros.

Check-in

Como será difícil dar aumento a servidores este ano, Dilma liberou R$ 1,6 bilhão para gastarem com passagens: 29% a mais que em 2011. E pensar que o chefe de governo da Noruega viaja em avião de carreira.

Quebra de acordo

Para o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), não tem por que Paulo Piau (PMDB-MG) mudar o texto do novo Código Florestal aprovado no Senado: “Ele e o líder do PMDB participaram de todas as negociações. Deveriam ter dito que não tinham condições de cumprir o combinado”.

Otimismo no DF

A posse do novo chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, deixou otimistas integrantes do governo do Distrito Federal. “Berge” tem reputação de bom administrador, que trabalha com metas e acompanha ações, por isso sua chegada tem significado de recomeço do governo Agnelo Queiroz.

Campo fértil

Demitido por suspeita de irregularidades, Rennys Frota, ex-diretor de Desenvolvimento do Dnocs, apadrinhado do PSB, virou presidente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, do governo do Ceará.

Tô fora

De volta aos jornais por supostas ligações “nada republicanas” com o “empresário” do bicho Carlinhos Cachoeira, o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) desisitiu da candidatura a vice em chapa da Associação dos Delegados da PF, por “saúde” e “foro íntimo”.

Voz da pindaíba

Para a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), “é muito egoísmo” dos Estados produtores não aceitar dividir os royalties do petróleo. “Têm outros Estados que estão na pobreza”, lembrou ela.

Sem estrutura

O governo do Pará está cobrando junto ao IPVA uma taxa para a inspeção de gases veiculados. Mas até agora não montou a estrutura que fará o monitoramento.

Burros for export

Não bastam as ideias de jerico brasileiras: a China vai importar 300 mil jumentos do Nordeste. Felizmente, asnos não têm filiação partidária. 

PODER SEM PUDOR

Grampo torcedor


Quando se especializava na União Soviética, o genial pianista Arthur Moreira Lima e sua família eram monitorados pela ditadura, que grampeava seus telefones, no Rio de Janeiro. Certa vez, ele esperou horas por uma ligação para saber o resultado de um jogo decisivo do seu time querido, o Fluminense. Mas sua mãe de nada sabia, nem havia ninguém por perto para ela perguntar. Arthur praguejava lá de Moscou quando o sujeito que escutava a ligação clandestinamente, também Fluminense doente, gritou:

– O Flusão venceu! Foi 2 a 1!

E desligou.

Nenhum comentário: