sexta-feira, março 09, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Partidos devem ser lugares onde se fazem ideias, e não negócios”
Deputado Antonio Reguffe (PDT-DF), pregando no deserto do Congresso Nacional

CASA DA MOEDA: PLANALTO CRIA PROTEÇÃO A MANTEGA

A oposição e a imprensa podem ter esquecido o assunto, mas não o governo, que parece temer o surgimento de mais revelações sobre o escândalo que derrubou o presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci. Apesar de o depoimento de Guido Mantega (Fazenda) ter sido prometido para o início de março, ele pediu aos aliados que o ajudem a não ser convocado pelo Congresso.

PELAMORDEDEUS

Mantega aproveitou o tom de súplica para pedir aos líderes aliados pressa na aprovação do fundo de previdência dos servidores.

BLINDAGEM TOTAL

Também Gleisi Hoffmann (Casa Civil), em nome da presidente Dilma, instruiu os líderes para blindar o ministro da Fazenda e seus amigos.

DEBAIXO DO TAPETE

Mantega e Gleisi Hoffman também pediram para não convocar o ex-presidente da Casa da Moeda, suspeito de desvios de US$ 25 milhões.

ERA CONVERSA MOLE

A ordem de blindar Mantega desmente o “princípio” atribuído a Dilma de obrigar ministros acusados a prestar esclarecimentos ao Congresso.

CÚPULA DO PMDB TENTA CONTER REBELIÃO

Preocupado com o recado que rebeldes do PMDB deram ao derrotar o governo no Senado, o líder do PMDB, Renan Calheiros, se reuniu ontem com o vice-presidente Michel Temer e, depois, com o presidente José Sarney no Palácio do Jaburu. Discutiram estratégias para conter a rebelião. Um grupo de dissidentes articula a tomada da liderança do partido e a presidência da Casa, hoje nas mãos de Renan e Sarney.

PATRÃO SOU EU

Líder dos rebeldes, Vital do Rêgo (PB) quer ocupar liderança do PMDB e já avisou que não segue mais orientações de Renan e Sarney.

DÉJA VU

Os mesmos dissidentes tentaram dar rasteira no líder do PMDB no fim do ano passado. Só faltou uma assinatura para ter maioria.

DE OLHO

Com o grupo já alcançando metade da bancada, Eduardo Braga (AM) e Eunício Oliveira (CE) são cotados para a presidência do Senado.

‘P’ MAIÚSCULO

Integrante da bancada “independente”, que pretende apear Renan Calheiros (AL) da liderança do PMDB, o senador Ricardo Ferraço (ES) nega interesse em cargos: “Queremos debater política com ‘P’ maiúsculo e mediar interesses da sociedade, não pessoais”. Anrã.

ALÔ, PATRIOTA

O Ministério das Relações Exteriores ainda não sabe, mas o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, visitará o Brasil no fim do mês. Até já pediu audiência à presidente Dilma Rousseff.

MPS INCONSTITUCIONAIS...

Após o Supremo declarar inconstitucional a criação do Instituto Chico Mendes por medida provisória, sem exame de comissão mista, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), alerta que todas as MPs aprovadas podem ter atropelado os ritos de tramitação.

...PODEM SER QUESTIONADAS

Roberto Freire acha que podem ser questionadas 560 MPs aprovadas após a emenda constitucional 32, com uma enxurrada de ações na Justiça. Pediu uma reunião urgente de líderes para definir providências.

AVIÃO DA ALEGRIA

Está explicado por que os banheiros do Aeroporto de Brasília são imundos: com 1.562 empregados – 696 em cargos comissionados –, a sede da Infraero não pode dispensar nenhum para fazer o serviço.

PRIMO POBRE

A bancada do Espírito Santo recebeu apenas uma das cinco vagas destinadas a Estados produtores na comissão que discutirá a divisão de royalties do petróleo. Quatro ficaram com deputados do Rio de Janeiro.

DARTH VADER

Após fazer cirurgia para melhorar a voz de gralha desafinada, o senador Humberto Costa (PT-PE) ganhou novo apelido nos corredores do Senado: Darth Vader, do filme clássico Guerra nas Estrelas.

SOB PRESSÃO

O governador do Acre, Tião Viana (PT), tenta a todo custo fazer a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) desistir de disputar a prefeitura da capital, Rio Branco. O PT lançou Marcus Alexandre Médici. 

PENSANDO BEM...

...O espetáculo do crescimento do Brasil está com a cortina rasgada. 

PODER SEM PUDOR

FONTE DO PLANETA

Certa vez, ao ouvir do alagoano Geraldo Bentes, seu ex-secretário de Turismo, a piada de que os rios Capibaribe e Beberibe, do Recife, formam o Oceano Atlântico, para ilustrar a suposta “mania de grandeza” dos pernambucanos, o recifense Cristovam Buarque, senador do PDT-DF, protestou imediatamente:

– E quem disse que esses rios formam apenas o Atlântico?

Nenhum comentário: