quinta-feira, março 22, 2012

Chantagem e radicalismos - CAROLINA BAHIA

ZERO HORA - 22/03/12

O Planalto pagou para ver e saiu derrotado do primeiro embate com os aliados na Câmara. Descontente com o pouco espaço no governo e com emendas congeladas, o PMDB é um aliado poderoso que cobra a fatura cedo ou tarde. O líder Henrique Eduardo Alves comandou com gosto o motim que impediu a sessão sobre a Lei Geral da Copa. O que está em jogo é a votação do Código Florestal, uma bandeira da bancada peemedebista, que exige uma data para apreciar o projeto, em troca das regras da Copa. É chantagem, mas uma resposta à radicalização do Planalto. Dilma não admite mudanças no texto do Senado. E não há nem clima para negociação. Há quase um ano, o PMDB derrotou o Planalto na votação do mesmo Código. A novela se repete, agora em meio a uma grave crise política. O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) avisa que a votação ficará para depois da Páscoa. E quem paga a conta é o produtor rural, que vive na insegurança jurídica.

País do jeitinho
É uma atitude covarde do Planalto e do Congresso jogar para os Estados a decisão sobre a venda de bebidas na Copa. O compromisso foi assumido pelo governo com a Fifa. Se a própria presidente Dilma disse que o Brasil precisa cumprir seus contratos, deixando de ser o país do jeitinho, é só passar do discurso à prática.

Gula
Antes de deixar a Feira do Polo Naval, em Rio Grande, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, passou pelo estande de Pelotas. Como o tempo foi curto para provar mais de um docinho, a equipe do ministro perguntou se podia levar algumas das delícias para viagem. Passos saiu de lá com uma caixa de bem-casados e ninhos.

Approach
No lançamento da exposição sobre os 90 anos do PC do B, ontem, o candidato do PMDB à prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita, conversava com o ex-ministro Orlando Silva, na tentativa de estreitar laços na eleição paulista. No clima de chega pra cá com os comunistas, Chalita se aproximou de Manuela D"Ávila e disparou:
- Veja o caso de Porto Alegre. Lá, a minha candidata é a Manuela!

Agora vai
Diante da choradeira de autoridades que não conseguem pagar o piso dos professores, o MEC aposta no Congresso para chegar a um acordo. À frente de uma comissão especial, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) convocará prefeitos e governadores para discussão. Fátima, aliás, é aliada do ministro Aloizio Mercadante (Educação, foto) na defesa do aumento de 22% concedido pela União.

Sonho teu
As ameaças da bancada do PTB ao governo Dilma não são à toa. Deputados estão de olho na secretaria executiva do Ministério do Trabalho. Quem conhece a presidente já avisou que a bancada ficará só na vontade. 

Nenhum comentário: