sexta-feira, março 02, 2012

Bu! Olha o bicho! - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 02/03/12
O Palácio do Planalto deflagrou ontem uma operação para assustar o PDT. Tudo para dobrar o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), que é contra a nomeação do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) para o Ministério do Trabalho. Os governistas espalharam que a presidente Dilma poderia entregar a pasta para os deputados Alex Canziani (PTB-PR) ou Hugo Leal (PSC-RJ). A tese tem o apoio do PT.

A dor de cabeça do PT
O prefeito João da Costa, de Recife, é a grande dor de cabeça da direção nacional do PT nestas eleições municipais. Isolado pelos aliados, mal nas pesquisas, com dificuldades internas no PT e sem ter a simpatia do governador Eduardo Campos (PSB), se aproxima a hora da verdade. A direção petista já tem um roteiro para escolher um novo candidato. A costura prevê que o escolhido para concorrer terá que fazer a defesa incondicional da sua gestão na prefeitura. Além disso, será oferecido a João da Costa um papel central na campanha eleitoral e uma posição executiva no governo federal quando seu mandato se encerrar.

Apelo ao ministro (Guido) Mantega para que chame os governadores e renegocie essa dívida, que é impagável, inaceitável, mpossível de suportar pelos estados” — Luiz Henrique, senador (PMDB-SC)

TENSÃO. O PSD entrou em pânico com a decisão do ministro Ayres Britto (STF), na foto, de negar pedido de liminar para que o partido tenha direito a presidir comissões da Câmara. "Sinalizou uma coisa muito ruim para nós", reconhece o secretário-geral do partido, Saulo Queiroz. A decisão de Britto vai influenciar a votação no STF e terá peso quando o TSE for decidir se o novo partido tem direito ao fundo partidário e a tempo de TV.

A punição

Militares que assinaram nota divulgada nesta semana receberão pena de advertência, a mais branda do Código Penal Militar, por terem desrespeitado superiores na linha de comando: a presidente Dilma e o ministro Celso Amorim (Defesa).

Mágoa

Como o PT não aceita negociar o apoio a nenhum dos candidatos do PCdoB às prefeituras de capitais, os comunistas estão procurando o PMDB. As conversas envolvem as eleições de São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Fortaleza.

A dança dos ministeriáveis
Foi o líder do PR no Senado, Blairo Maggi (MT), quem sugeriu ao Planalto o nome do ex-senador César Borges para o Ministério dos Transportes. Já o presidente do PR paulistano, Antonio Carlos Rodrigues, ligado a Valdemar Costa Neto e primeiro suplente da senadora Marta Suplicy (PT-SP), foi colocado na roda para garantir o apoio do partido à candidatura de Fernando Haddad. O PR da Câmara não aceita nem Borges nem Rodrigues.

Protesto

A bancada evangélica fará protesto terça-feira, em frente à Embaixada do Irã, em Brasília, contra a prisão e condenação à morte, por enforcamento, do pastor evangélico Yousseff Nadarkhani. Ele é acusado de abandonar a fé islâmica.

Outro lado
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) diz que mesmo tendo sido condenado, seu caso não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. Mas adianta: "Se o fato vier a ser interpretado como ficha-suja, não esperarei por 2018, renunciarei na hora".

SEM VOTO. Com a ida do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para o Ministério da Pesca, o Senado terá 14 suplentes no exercício do mandato, ou seja, 17% dos senadores não receberam nenhum voto.

O GOVERNADOR Tarso Genro (RS) comunicou aos senadores Pedro Simon (PMDB), Paulo Paim (PT) e Ana Amélia (PP) que vai adotar a Lei da Ficha Limpa para a contratação de servidores públicos estaduais.

O EX-PRESIDENTE da Petrobras José Gabrielli vai assumir a Secretaria do Planejamento da Bahia, substituindo no cargo o deputado Zezéu Ribeiro (PT).

Nenhum comentário: