quinta-feira, março 22, 2012

Apertem os cintos - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 22/03/12
No momento em que a recém-renovada articulação política do governo ainda patina, preocupa o Planalto a viagem simultânea de Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer, ao exterior no início da semana que vem. A Presidência será ocupada por Marco Maia (PT-RS), e a Câmara dos Deputados ficará sob os cuidados da vice Rose de Freitas (ES), da ala independente do PMDB.

Além dessa configuração improvisada, inspira cuidados a atuação de José Sarney (PMDB-AP), que ontem pautou de surpresa a discussão da reforma política. Para um senador petista, o recado de Sarney é: "Estou vivo e quem manda no Senado sou eu".

Prato frio Além de Guido Mantega, deputados da base rebelados aprovaram ontem na Comissão de Fiscalização e Controle convite para audiência com Sepúlveda Pertence, da Comissão de Ética da Presidência. O alvo é Fernando Pimentel (Desenvolvimento), investigado pelo órgão.

Deu zebra Na estreia, o líder Arlindo Chinaglia (PT-SP) liberou a votação para retirar da pauta a Lei Geral da Copa. A justificativa do PT foi a de que Ideli Salvatti queria "testar a base aliada''. Resultado: só não obstruíram a sessão PT, PSB e PRB.

Sujeito oculto Além de fritar a ministra, deputados acusam o assessor da Secretaria de Relações Institucionais Paulo Argenta de ter operado para derrubar o ex-líder Cândido Vaccarezza. Segundo eles, Argenta age com mais autoridade que Ideli.

Ação global Depois de Aloizio Mercadante (Educação), o próximo ministro a despachar na liderança do governo no Senado, a convite de Eduardo Braga (PMDB-AM), para atender demandas será Alexandre Padilha (Saúde), na semana que vem.

Aquarela Do ex-ministro Orlando Silva (PC do B) após reunião com Temer para reafirmar candidaturas opcionais a PT e PSDB em São Paulo: "Entre o preto e o branco tem um arco-íris enorme".

Corrosão Diante das pautas nacionais negativas para o Espírito Santo -redivisão de royalties e fim dos incentivos às importações-, 3 dos 4 prefeitos do PT no Estado desabaram em avaliação e intenção de votos, diz pesquisa do instituto Futura.

Atropelo O anúncio de que Gilberto Kassab lançará pacote de obras para os corredores de ônibus, uma das bandeiras do PT em São Paulo, tirou do sério o QG de Fernando Haddad. Petistas entendem que a iniciativa visa neutralizar críticas à prefeitura durante a campanha.

Pela culatra O núcleo político de Geraldo Alckmin chamou ontem os deputados petistas Edinho Silva e Donisete Braga ao Bandeirantes para cabalar apoio à indicação de Dimas Ramalho para o TCE. Horas depois, a bancada do PT aprovou moção de apoio a Jorge Caruso (PMDB).

Lançamento Ives Gandra Martins lança hoje, às 19h, no auditório da editora jurídica LexMagister, em São Paulo, o livro "Na Folha de S. Paulo", coletânea de artigos publicados no jornal pelo advogado e professor emérito da Universidade Mackenzie.

Visitas à Folha Antonio Quintella, presidente do Credit Suisse nas Américas, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Nilson Teixeira, economista-chefe, Luis Stuhlberger, diretor do Credit Suisse Hedging-Griffo, e Maristela Mafei, da Máquina Public Relations.

Cláudia Azevedo, diretora do jornal português "Público", visitou ontem a Folha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Mais uma vez o PT vai dar W.O. quando é chamado a decidir sobre tema importante. Subir no muro, se o assunto é a Copa do Mundo, agora virou coisa de petista."

DO ASSESSOR ESPECIAL DO GOVERNO PAULISTA FÁBIO LEPIQUE, membro do Comitê do Mundial-2014, sobre a decisão do governo federal de transferir aos Estados e municípios a responsabilidade pela liberação de bebiba alcoólica.

contraponto

Haja coração!


O relator da Lei Geral da Copa, deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), se encontrou com o ex-presidente Lula em sua casa, em São Bernardo, para discutir as polêmicas em torno do texto. Depois de debaterem o artigo que explicitava a liberação de consumo de bebida alcoólica nos estádios durante o evento, Lula atalhou:

-Na verdade, não estou preocupado com a lei.

Diante do espanto do deputado, prosseguiu:

-A lei vai ser votada. Estou mais tenso com esse timinho do Mano. Só tomando uma cerveja mesmo! 

Nenhum comentário: