quinta-feira, março 22, 2012

Acordo e veto - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 22/03/12
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), fizeram um acordo, ontem, com o Senado, para aprovar a lei que cria o Funpresp. O STF não aceita dividir com o Conselho Nacional de Justiça a aprovação dos estatutos e dos planos do Funpresp para o Judiciário. Os senadores vão aprovar o projeto como veio da Câmara, e a presidente Dilma vai vetar a referência ao CNJ.

Dilma: pagando para ver
Em reunião com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), no final da manhã de ontem, os líderes do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP); do PMDB, Henrique Alves (RN); e do PT, Jilmar Tatto (SP), avisaram que não seria possível votar a Lei da Copa sem marcar uma data para a votação do Código Florestal. A presidente Dilma, no entanto, não se sensibilizou e não aceitou negociar. Resultado: a base aliada na Câmara derrubou a votação da Lei Geral da Copa. Aliás, os aliados ironizam dizendo que derrotar o Planalto no Código é ação equivalente à rejeição, pelo Senado, da recondução de Bernardo Figueiredo para a ANTT.

"Colocar um casca-grossa como eu na articulação não parece boa ideia” — Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, sobre boato de que ele substituiria a ministra Ideli Salvatti na pasta de Relações Institucionais

PRÁ LÁ, PRÁ CÁ. Sobre a polêmica da liberação de bebida alcoólica nos estádios na Copa de 2014, o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araujo (PE), citando histórico levantado pelo promotor mineiro Antonio Bantou, contou que o artigo 19 do Regulamento de Segurança da FIFA, vigente até janeiro de 2010, proibia, em suas competições, a venda de bebida nos estádios e nas imediações. O tucano criticou os governistas que querem "jogar a responsabilidade para os governadores".

O incendiário
Em sessão já conturbada, o discurso do líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), ontem, só serviu para colocar gasolina na crise. Ele disse: "Não vamos entrar nessa chantagem que os predadores da agricultura tentam impor ao governo."

Ironia
Depois da fala de Tatto, Bernardo de Vasconcellos (MG), pelo PR, e o líder do PDT, André Figueiredo (CE), anunciaram que iriam obstruir a votação da Lei Geral da Copa e justificaram que o faziam devido "à falta de tato do governo".

PSB: coluna do meio
Um dos caminhos avaliados pelo PSB em São Paulo é apoiar uma terceira via, como Netinho de Paula (PCdoB) ou Paulo Pereira da Silva (PDT), ou uma candidatura própria. Dessa forma, os socialistas não precisariam se indispor com o ex-presidente Lula nem apoiar José Serra (PSDB). O diretório municipal quer se aliar ao tucano. O presidente do PSB, Eduardo Campos, deve tratar do assunto com o ex-presidente Lula nos próximos dias.

Segunda época
A presidente Dilma e o ministro Alexandre Padilha (Saúde) foram ontem no Rio dar uma mão para o prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição. Relatório da pasta apontou que, nas capitais, o SUS do Rio era o de pior desempenho.

Sectários
Integrante da ala do PMDB que transitou da campanha do PSDB para o apoio ao governo Dilma, o deputado Osmar Terra (RS) desabafa: "Não quero mais ministérios para o PMDB, quero que os ministros do PT nos atendam."

INTEGRANTES da direção do PDT produziram um dossiê contra o deputado Brizola Neto (RJ). Mas atribuem a autoria ao ministro interino Paulo Pinto. A presidente Dilma deve anunciar o novo ministro na sexta-feira, antes de embarcar para a Índia.

A OMC debate na semana que vem a inclusão do dumping cambial na lista das práticas desleais de comércio. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) vai a Genebra acompanhar os debates pelo Senado.

BLAGUE. Ontem foi a vez de o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) ironizar a polêmica sobre a venda de bebida nos estádios na Copa: "A Lei da Copa parece que aqui é a Lei do Copo. Só se discute essa questão".  

Nenhum comentário: