sábado, fevereiro 04, 2012

Sem imunidade - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 04/02/12


Chamou a atenção de colegas de Esplanada o fato de que Guido Mantega, constrangido pelo escândalo na Casa da Moeda, recebeu de Dilma Rousseff o tratamento padrão dispensado pela presidente a ministros metidos em encrenca -ele, que mantinha silêncio havia uma semana, recebeu dela a determinação de se defender publicamente, daí a entrevista de ontem. Ninguém fala propriamente em fritura, mas a mensagem é a de que o titular da Fazenda não está, nas palavras de um outro ministro, "salvo por antecipação".

Na conversa, Dilma e Mantega concordaram quanto à necessidade de "reforma geral" na Casa da Moeda.

Para ontem O Planalto já tem informação suficiente para concluir que a interinidade de Carlos Roberto de Oliveira à frente da Casa da Moeda precisa ser curtíssima. Ele está no posto desde a demissão, no sábado passado, de Luiz Felipe Denucci, suspeito de desvio de dinheiro.

Veja bem Em privado, Mantega argumenta que somente agora mandou investigar as atividades de Denucci porque não confiava nas queixas feitas contra ele pelo PTB, formalmente responsável por sua indicação.

Paternidade De Roberto Jefferson: "Mantega precisa explicar ao Congresso por que Denucci continuou no cargo mais de dois anos após o PTB ter avisado que não se responsabilizava por ele. O ministro quer jogar no colo do partido um filho que foi devolvido há muito tempo".

Pau oco O presidente do PTB também comenta a "faxina": "A Controladoria Geral da União só funciona contra os outros partidos da base. No PT são todos santos".

Na roda Em março de 2010, Denucci chegou a ser convidado a prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. Depois de um ano de protelações, o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), conseguiu arquivar o pedido.

Eu primeiro A novela sobre a liderança do PT na Câmara está próxima do fim: Jilmar Tatto, que abriu mão da candidatura paulistana em favor de Fernando Haddad, conseguiu aval da numerosa bancada mineira para abrir o rodízio. José Guimarães (CE) ficaria com o posto em 2013.

Vai entender Segundo integrantes do CNJ, foi o próprio presidente Cezar Peluso quem deu redação final à resolução do conselho passada em revista no julgamento do Supremo sobre o poder de investigação do órgão de controle externo do Judiciário. Ao votar, anteontem, o ministro se posicionou contra boa parte da resolução.

Trégua? Alvos do pente-fino promovido pelo CNJ, desembargadores agora esperam que Eliana Calmon, vitoriosa no julgamento do Supremo, faça algum gesto de reaproximação com as corregedorias regionais do Judiciário. Argumentam que, além de diminuir a tensão com os TJs, a corregedora poderia engajar os órgãos locais de fiscalização para atender a demanda de reclamações.

Protocolo Ausente da abertura do ano legislativo, Geraldo Alckmin confirmou presença na posse de Ivan Sartori à frente do TJ-SP, marcada para segunda-feira.

Para depois O governador já recebeu o novo presidente do tribunal no Bandeirantes, mas não tratou de temas que envolvem gastos adicionais do Judiciário, como a transferência das taxas judiciais para os cofres do tribunal e a criação de 2.199 cargos de juízes auxiliares.

Chamada Por meio das redes sociais, assessores do governo convocavam membros da Juventude do PSDB para comparecerem hoje ao ato que marcará o início das obras do Jardim Metropolitano, na zona leste paulistana. Na mensagem, avisam que Alckmin corre o risco de enfrentar manifestações de movimentos de sem-teto.

Tiroteio

"Maria do Rosário inventa violações que não existiram no Pinheirinho, enquanto dá à ditadura cubana um atestado de respeito aos direitos humanos. Fala sério, ministra!"

DO LÍDER DO PSDB NA ASSEMBLEIA, ORLANDO MORANDO, sobre a nota do ministério repudiando a ação em São José dos Campos, divulgada pouco depois de a petista dizer que a questão dos direitos humanos não é central em Cuba.

Contraponto

Parte desinteressada

O vereador paulistano Carlos Neder enviou ao correligionário Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara, carta de um eleitor grato ao deputado pelo esforço em aprovar a lei que regulamenta a profissão de cabeleireiro. Em resposta, Teixeira brincou com a calvície de Neder:

-Ora, o seu empenho foi muito maior do que o meu, tendo em vista a sua pouca cobertura capilar...

com FABIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Nenhum comentário: