quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Revisão de cálculo - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 22/02/12
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, avalia que a decisão de apoiar José Serra (PSDB) caso ele seja candidato à sua sucessão adiará em dois anos seu projeto político pessoal. Isso porque, com o novo cenário, será difícil para Kassab construir uma aliança com o PT contra a reeleição de Geraldo Alckmin em 2014.

O cacique do PSD esperava integrar o ministério de Dilma Rousseff em 2013. Depois, já tinha aceno do PT para herdar uma das vagas majoritárias em jogo em 2014 -governador, vice ou senador. Caso Serra vença, Kassab terá espaço na gestão, o que atrelaria seu destino em São Paulo, mais uma vez, aos tucanos.

Muita calma... A ordem da direção nacional do PSB é esperar antes de definir quem o partido apoiará em São Paulo. Com a possibilidade de PSDB e Kassab caminharem juntos, o presidente estadual da legenda e secretário de Turismo, Márcio França, gostaria de selar já aliança com os tucanos.

...nessa hora Já o presidente municipal, Eliseu Gabriel, pressiona para que, mesmo sem Kassab, o PSB apoie Fernando Haddad (PT). Se tiver de arbitrar, o governador Eduardo Campos (PE) tende a ficar com Kassab, mas o fato de ser Serra o candidato dificulta o arranjo.

Quanto custa? João Santana se reuniu com Haddad pouco antes do Carnaval. O marqueteiro agora discute com o PT se vai cuidar também da propaganda na TV dos candidatos a vereador. O pró é que unifica a linguagem. O contra é que o preço sobe exponencialmente.

Pré-datado Mesmo se as prévias tucanas forem canceladas, já estão pagos o aluguel de 116 tablets e a confecção do mesmo número de caixas de fórmica para encaixar os equipamentos nas seções.

Subliminar Inserções publicitárias do governo Gilberto Kassab na TV, que voltaram à carga em horário nobre no Carnaval, exaltam marcas de José Serra na prefeitura paulistana, como as AMAs, a Virada Cultural, as ciclofaixas e o recapeamento de corredores de ônibus.

Cronologia O slogan "antes não tinha, agora tem", lista os feitos da administração desde 2005, ano em que o tucano tomou posse.

Zica Do líder do PSDB na Câmara paulistana, Floriano Pesaro, sobre o revés da Gaviões da Fiel, que homenageou Lula no Carnaval: "O ex-presidente vai se mostrando um tremendo pé-frio. É melhor, na eleição, ele se dedicar a São Bernardo, pois em São Paulo não tem sorte".

Caos anunciado A confusão de ontem no Anhembi não é surpresa para quem acompanha de perto a organização do desfile paulistano. Dirigentes de escolas questionavam abertamente jurados em edições anteriores da festa, o que obrigou a SPTuris a propor cláusula de punição a agremiações que tumultuassem a apuração.

Justiça fiscal Depois de assumir, em nota oficial, a responsabilidade pela reintegração de posse do Pinheirinho, o desembargador Ivan Sartori cobra da base de Geraldo Alckmin na Assembleia prioridade a dois projetos que oneram o Estado: o que transfere ao TJ-SP as custas judiciais e o que cria cargos de assistentes de juízes.

Bem na fita As propostas ganharam força na Casa com o gesto do presidente do tribunal, que dividiu com o governador o desgaste político na expulsão dos sem-teto. O juiz Rodrigo Capez, irmão de Fernando Capez (PSDB), é o interlocutor do Judiciário paulista com os deputados.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Não bastasse o fato de presas darem à luz algemadas, a superpopulação carcerária exibe um quadro de horror que deveria envergonhar o Estado mais rico do país."

DO DEPUTADO ADRIANO DIOGO (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia paulista, sobre a necessidade de São Paulo aumentar em 81% o número de vagas nos presídios para acabar com a superlotação.

contraponto

Recém-chegado

Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de SP, na terça passada, Gilberto Kassab viu-se cercado pelos colegas petistas Emídio de Souza (Osasco), Luiz Marinho (São Bernardo) e Mário Reali (Diadema). Em fase de aproximação com o PT -embora um tanto comprometida pela perspectiva de candidatura de José Serra-, o prefeito paulistano brincou com o trio:

-Está faltando uma cadeira aqui...

Em seguida, dirigiu-se aos organizadores do evento:

-Quando será o discurso do Haddad?

Nenhum comentário: