quinta-feira, fevereiro 09, 2012

O QUE É QUE A BAHIA TEM - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 09/02/12



Fátima Mendonça, mulher do governador da Bahia, Jaques Wagner, dizia ontem que as ruas de Salvador estavam tranquilas. Mas a cantora Claudia Leitte preferia ficar em sua casa. As duas falaram à coluna.

CONTINUA A VIDA, MAS 'A COISA TÁ BARRA'

A primeira-dama da Bahia diz que as pessoas continuam trabalhando normalmente em Salvador e que a negociação com os grevistas da Polícia Militar, até ontem, era pacífica. O casal mantém a programação da folia na cidade e pretende passar parte dela também no Rio.

Folha - Oi, Fátima.
Fátima Mendonça - Diga, minha nêga.

Podemos ir para o Carnaval de Salvador ou não?
Estamos negociando. Isso é coisa de greve, mesmo, de polícia, né? Confusão. Mas continua a vida, as pessoas normais, trabalhando.

Os turistas podem chegar aí tranquilos?
Não existe nenhuma possibilidade [de a festa não ocorrer normalmente]. Existe tranquilidade nas ruas. Não tem essa pressão, não tem nada disso. O que tem é uma manifestação em que eles [grevistas] ocuparam a Assembleia Legislativa e aqueles policiais que estão realmente querendo... O governador Jaques [Wagner] já deu várias coisas [na negociação salarial]. Agora, o que eles querem é não ser presos. Isso não é da alçada nossa. Isso é mais com a Justiça. Mas a negociação é pacífica, está sendo sempre pacífica.

Há notícias de 120 mortos.
É. Mas tá tranquilo, o Carnaval continua. Moraes Moreira fez um show maravilhoso [no sábado], não teve problema nenhum.

Mas esse aumento de crimes, assassinatos...
As pessoas se aproveitam nos lugares mais... Em Salvador, a gente tem sofrido muito por conta da própria prefeitura. Mas olhe só, te dou uma notícia melhor mais tarde. Tá tendo uma reunião agora. Tomara em Deus que acabe isso logo hoje.

Você e o governador mantêm a programação de Carnaval? Vão visitar blocos, camarotes?
Vamos passar em tudo. A gente nunca fica o Carnaval todo aqui, sempre só até o sábado. Porque ninguém aguenta. Todo mundo pode curtir, mas a gente, que é visado, não dá, né? No domingo, estamos pensando em ir ao desfile da Portela, no Rio, que vai homenagear a Bahia, e ver também a Imperatriz, que homenageia o Jorge Amado. Agora, barra pesada aqui, viu, a coisa tá barra pesada. Estresse, muita tensão. A gente precisa resolver porque tem que cuidar da população, né?

CLAUDIA LEITTE

'PENSEI EM CANCELAR O CARNAVAL'

Grávida, Claudia Leitte tem adiado compromissos desde que a greve da PM foi deflagrada. Por e-mail, disse esperar que "os policiais tenham salário digno" e que as autoridades do Estado garantam o direito de "ir e vir".

Folha - Está preocupada?
Claudia Leitte - Eu me preocupei muito. Pensei até que o melhor seria cancelarmos a festa, mas estou vendo progresso nas negociações. Sou uma cidadã, pago meus impostos em dia e espero em Deus que os policiais tenham o salário digno que merecem, que as autoridades tomem as providências cabíveis e que nosso direito de ir e vir nunca mais seja comprometido.

Como está a rotina?
Viajei na quinta pra fazer shows. Acompanho tudo o que vem acontecendo minuciosamente. Voltei no domingo e desde então estou em casa. As aulas de Davi [seu filho de três anos] foram suspensas, meu escritório também não está funcionando normalmente, minha coletiva de imprensa e um show que faria pra uma rádio local foram adiados. O máximo que fiz fora de casa foi uma consulta médica. Ademais, tenho ensaiado em meu estúdio e reuniões, tudo em casa.

Já está pensando em nomes para o novo filho?
Quando soubermos o sexo e pararmos de trabalhar, logo após o Carnaval, faremos uma listinha. Davi falava em menina, mas agora tem certeza que será um irmãozinho e danou-se a chamá-lo de Ben, por causa do Ben 10. Rs.

O que mudou na gravidez?
Estou comendo um pouco mais e sei que minha personal mudou minhas séries [de exercícios]. Há todo um cuidado para, sobretudo, evitar excessos. A palavra de ordem é moderação, mas o ócio também é proibido.

Você tem usado roupas com estampas de desenhos animados.
Tudo foi coincidência. Renato Thomaz, que cuida do meu figurino, não sabia da minha gravidez. Ele trouxe as peças e eu me apaixonei. Todo mundo está preparado para qualquer eventual ajuste, pois o corpo muda a cada semana, mas os croquis continuam iguais, bem como o repertório. Meus exames estão perfeitos. Minha primeira gestação foi tranquila, fiquei muito ativa e me sinto exatamente igual agora. Tudo igual, mas eu sinto que vou estar muito mais feliz! Rs.

REIS, RATOS E GATOS
O filme "Reis e Ratos" teve pré-estreia paulistana, anteontem, no Cinemark Iguatemi. Os atores do longa Rodrigo Santoro, Cauã Reymond e Selton Mello compareceram. O ex-jogador Ronaldo e a mulher, Bia Antony, também estiveram lá.

CAIXA
Apesar da apreensão dos patrocinadores do Carnaval de Salvador, relatada aos organizadores da folia baiana, a arrecadação deste ano pela prefeitura deve bater na casa dos R$ 16 milhões. O valor é parecido com o do ano passado (R$ 15,5 milhões), mas quase o dobro do alcançado em 2008 (R$ 8 milhões).

PALCO ARMADO
Anteontem, com a PM ainda em greve, os organizadores da folia baiana autorizaram a abertura das vendas dos 3.000 lugares nas arquibancadas do circuito oficial por onde passam os trios elétricos. A comercialização estava suspensa. Os ingressos custam até R$ 40.

FREIO
Com 2 milhões de foliões nas ruas -cerca de 600 mil deles, turistas de outras partes do Brasil e do mundo -, a previsão das autoridades antes das complicações com a polícia era de que o Carnaval movimentaria até R$ 1 bilhão. Houve cancelamento de voos e pacotes depois do estouro da confusão.

TENDÃO
Caetano Veloso está com tendinite. "É de tocar violão", diz Paula Lavigne, sua ex-mulher.

CALDEIRÃO BAIANO
Paula, que teve uma corrente de ouro roubada no Pelourinho há dias em Salvador, disse que não deu queixa porque alguns policiais viram. "Outro dia uma pessoa foi esfaqueada num lugar onde eu e Caetano costumávamos pedalar. É triste."

MENINOS, EU VI
O técnico Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras, fala hoje a 30 prefeitos de SP que querem abrigar seleções na Copa de 2014. Foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin para um café da manhã com eles, no Palácio dos Bandeirantes, em SP.

DINHEIRO NA MÃO
E o governo de SP anuncia hoje duas modalidades de financiamento para as cidades que abriguem seleções. Uma permitirá que prefeituras e agentes privados peguem recursos para obras com juros de 7%. A outra, restrita aos entes públicos, financiará projetos de até R$ 2 milhões.

CURTO-CIRCUITO

Alexandre Birman faz pré-lançamento da coleção de inverno da Schutz, na loja da Oscar Freire.

Walter Carvalho dirigiu o DVD "Alma Lírica Brasileira", de Monica Salmaso, na semana passada, em SP.

A peça "Hécuba" tem hoje sessão gratuita para atores e alunos de artes cênicas, no teatro Vivo. 12 anos.

Zizi Possi canta nos dias 25 e 26 no teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros. Classificação: dez anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: