sexta-feira, fevereiro 17, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 17/02/12
Alta do IPI não beneficia consumidor, afirma Volvo

Há apenas 45 dias de volta da França para o Brasil, Paulo Solti, o novo presidente da Volvo Cars Brasil e América Latina, diz que a matriz sueca estuda a possibilidade de produzir no Brasil, mas que, por ora, não há nada de concreto no horizonte.

"Não é fácil explicar para a Suécia o custo Brasil. Só para expor a carga tributária são dois meses", afirma Solti.

A Volvo absorveu cerca de 15% do aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os automóveis importados, segundo ele.Para Solti, o governo adotou a medida pensando apenas na balança comercial.

"Foi uma decisão técnica, mas o consumidor final não ganhou nada com ela", diz.

"Não resolveu o problema fundamental, o dos impostos. Estimular a abertura de concessionárias empregaria mais pessoas do que as cinco fábricas que eventualmente serão feitas no Brasil por causa da medida."

Segundo Solti, concessionárias chegam a empregar até cem pessoas por unidade.

"E 150 revendedores ao ano gerariam muito mais emprego", acrescenta. "O mercado cresce, tem gente querendo comprar e paga pela ineficiência do governo."

Em 2011, a Volvo, que importa os carros que comercializa no país, cresceu 140% no volume de vendas.

O segmento de luxo vende cerca de 45 mil unidades ao ano. Da Volvo, foram 5.211 em 2011, número que deve se repetir em 2012.

A partir de junho, a empresa passará a oferecer no Brasil o modelo V 60, cujo diferencial é a traseira. A frente do carro é a mesma do sedã S 60, de 2011. O preço dos quatro modelos no país varia de R$ 90 mil a R$ 250 mil.

NÚMEROS DA EMPRESA

2.168 carros Volvo foram vendidos no Brasil em 2010

5.211 automóveis da marca foram comercializados no país no ano passado

373.525 foi o número de carros vendidos em todo o mundo em 2010

449.255 automóveis foram vendidos em 2011 em todo o mundo

5 fábricas produzem os veículos da marca; estão na Suécia, na Bélgica, na China, na Tailândia e na Malásia

"O governo tomou a decisão [de elevar IPI sobre importados] pensando na balança comercial; 150 revendedores gerariam muito mais emprego do que cinco fábricas. E que tecnologia trouxeram para o país?"

ESCRITÓRIO CARIOCA

O volume de escritórios de luxo ocupados no Rio de Janeiro em 2011 superou a soma de todos os outros tipos de imóveis comerciais pela primeira vez, segundo a consultoria CB Richard Ellis.

A absorção bruta de escritórios considerados de classe A apresentou aumento de 50,5% em relação ao ano anterior e chegou a 172,2 mil metros quadrados.

No mesmo período, a ocupação dos outros imóveis teve alta de 3,4% e ficou em 133,6 mil metros quadrados, de acordo com o estudo.

Seis anos atrás, em 2006, a diferença entre os dois índices era de cerca de 82,6 mil metros quadrados.

Café... Os embarques de café atingiram 3,4% do total das exportações brasileiras e 9,2% do agronegócio do país em 2011, de acordo com o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).

...encorpado Segundo Guilherme Braga, diretor-geral da entidade, nos últimos dez anos, o café brasileiro teve participação de 30% a 36% no mundo. Em 2011, o setor registrou R$ 8,7 bilhões de receita.

'Headhunter' A consultoria de recrutamento Hays acaba de abrir unidade no Chile, seu quarto escritório na América Latina. Na região, a empresa também está no Brasil, na Colômbia e no México.

Na rua Depois de chegar ao valor mais baixo dos últimos 17 anos, os casos de despejo por falta de pagamento em São Paulo cresceram 32,3% em janeiro, ante dezembro, segundo o grupo Hubert.

NEGÓCIOS NAS ARÁBIAS

A missão comercial para Arábia Saudita e Emirados Árabes, que reuniu 26 empresas brasileiras, deve gerar negócios de US$ 81,3 milhões nos próximos 12 meses, segundo a Apex-Brasil.

Os cinco dias de reuniões acabaram ontem. Entre as companhias que participaram estão Garoto, Vinícola Aurora, Eucatex e Dell Anno.

Representantes de cinco construtoras também foram a Dubai para discutir projetos de infraestrutura para as Copas do Mundo de 2014, no Brasil, e 2022, no Qatar.

CARTEIRA ASSINADA

O emprego formal no comércio varejista da região metropolitana de São Paulo subiu 5% em novembro de 2011, na comparação com o mesmo mês de 2010, segundo pesquisa da FecomercioSP, com base em dados do Ministério do Trabalho.

O ritmo de crescimento é inferior ao de novembro de 2010, que havia registrado um aumento de 7,3% na mesma base de comparação.

Em relação a outubro, o incremento foi de 14%.

O comércio ainda registra saldos positivos de contratação formal, segundo a entidade. O volume de admitidos no mês foi 52,3 mil. Foram demitidos 41,2 mil na região.

A rotatividade no comércio geral foi de 4,8%, segundo a FecomercioSP.

O segmentos de maior rotatividade foram lojas de vestuário, tecidos e calçados (7%), material de construção (4,5%), lojas de departamentos (3,8%), autopeças e acessórios (3,7%).

CANA CERTIFICADA

Um programa de certificação para produtores de cana-de-açúcar foi criado pela Raízen (joint venture entre Shell e Cosan) em parceria com a Bayer CropScience.

O projeto deve preparar os fornecedores para o processo de auditoria do grupo alemão TÜV Rheinland, que exige boas práticas agrícolas.

Apenas 14 produtores, todos da região de Piracicaba (SP), participarão da fase inicial do programa. A Raízen, porém, pretende enquadrar todos os seus fornecedores nos padrões de certificação global.

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