segunda-feira, fevereiro 13, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 13/02/12
Empresas correm para protocolar aquisições no Cade antes de nova lei

A aprovação da lei que determina que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) julgue fusões e aquisições de empresas antes da conclusão dos negócios deu início a uma corrida das empresas para protocolarem operações no órgão. Somente na primeira sessão do conselho, em janeiro, foram apresentados 70 casos, contra uma média de 30 operações protocoladas ao longo do ano passado.

A previsão do presidente da autarquia, Olavo Chinaglia, é que o número chegue a 100 casos por mês até 30 de maio, quando a nova lei entra em vigor.

"Já vemos um substancial aumento no número de casos notificados. O motivo da corrida é, de um lado, se beneficiar do regime atual que permite às empresas fechar o negócio desde logo", diz.

"De outro lado, a incerteza quanto à estrutura de que o Cade vai dispor no momento em que a nova lei entrar em vigor", acrescenta.

Entre advogados, há preocupação quanto às condições de trabalho do novo Cade.

Para o professor titular da Faculdade de Direito da USP, Tercio Sampaio Ferraz Junior, a lei não deveria entrar em vigor antes da contratação do pessoal necessário para atender às novas exigências.

"É uma loucura essa lei entrar em vigor", afirma. Faltam funcionários. O Cade pediu 30 pessoas e ainda não vieram. É difícil contratar profissionais especializados nessa área e será preciso um tempo para treiná-los."

NÚMEROS
70 casos foram apresentados na primeira sessão de janeiro
30 é a média nos outros meses do ano
100 casos devem ser apresentados por mês até o final de abril
30 de maio é a data em que o novo Cade entra em vigor

Fonte: Cadê

Buscapé apresentará novos dados contra Google

O comparador de preços Buscapé deve apresentar nos próximos dias mais documentos à SDE (Secretaria de Direito Econômico) para reforçar a denúncia de abuso de poder do Google.

Em dezembro, o Buscapé entregou ao órgão dados que indicariam que o buscador prioriza seu próprio comparador de preços, o Google Shopping, na lista de buscas.

Nos novos documentos, o Buscapé deverá incluir o argumento de que o Google Shopping nem sempre apresenta os menores preços e, por isso, não poderia aparecer sempre nas primeiras posições.

Nos critérios de busca do Google, o resultado mais relevante, como um produto mais barato, deve aparecer antes.

Segundo pesquisa feita pelo Buscapé, o Google Shopping apresenta preços menores em apenas 2% dos casos.

O Google alega que seus critérios de exibição de resultados levam em consideração o interesse dos usuários e que a boa aceitação do Google Shopping o coloca de forma relevante na lista de resultados.

A SDE não comenta o caso.

'BRIGADEIRO' DOS EUA

A Brou'ne, rede de lojas de brownies, abrirá cem unidades até o final de 2013. A primeira filial da companhia fora do Estado de São Paulo será inaugurada em março, em Uberlândia (MG).

A estratégia da empresa é fechar contratos em cidades que fiquem a no máximo 500 km de Campinas (SP), local da primeira loja.

"Recebemos propostas de Nordeste e Centro-Oeste, mas deixaremos essas regiões para depois", diz Nina Lahaliyed, norte-americana fundadora da rede.
A receita do doce, que a companhia produz até duas toneladas por mês, foi trazida ao Brasil por Lahaliyed há 15 anos.

"Cresci vendo minha mãe cozinhar brownies e nunca pensei que isso poderia virar meu trabalho."

Crises no Varejo

Os setores de varejo e aviação foram os que passaram pela maior quantidade de crises corporativas registradas pela imprensa em 2011, segundo estudo da agência Imagem Corporativa.

Cada um dos segmentos foi responsável por 10% das ocorrências, de acordo com a companhia, que faz a pesquisa há dez anos.

O levantamento levou em conta 348 registros de crise.

Maquinário A Cerâmica Portinari está investindo R$ 18 milhões em máquinas. Com os novos equipamentos, a capacidade da fábrica passará de 6,7 milhões de m2 para 9,2 milhões.

Sala compartilhada A multinacional inglesa Regus abrirá seis centros empresariais no Brasil até maio. A empresa, que aluga parte dos escritórios para estrangeiros e jovens empreendedores, espera lançar 24 unidades até 2013.

MENOS RENDA

As incertezas econômicas reduziram ainda mais a expectativa de renda dos europeus, que passou de -41 em setembro para -49 em dezembro, de acordo com pesquisa da GfK com 20,4 mil pessoas de 12 países.

Em junho, o índice do continente era de -26.

O indicador da empresa varia de -100 a +100. Valores negativos mostram que a avaliação do consumidor está abaixo da média no longo prazo.

Nenhum comentário: