quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Maia se rebela - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 09/02/12


Depois de ter uma conversa dura, ontem, com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), por causa da nomeação de um diretor do Banco do Brasil, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), suspendeu a votação do fundo de previdência complementar do funcionalismo. O cargo foi para o PT paulista. No Planalto, diz-se que a culpa da crise é dos petistas e que Maia "surtou".

General GDias saiu tosquiado
Na cúpula do Exército, é grande o desconforto com as imagens do comandante da 6a- Região Militar, general Gonçalves Dias, confraternizando com policiais militares em greve na Bahia. Viram na sua atitude um estímulo à quebra da hierarquia. O comandante militar do Nordeste, general Sampaio Benzi, viajou para Salvador. No Planalto, Dias está sendo chamado de "ingênuo" por ter aceitado um bolo de aniversário de policiais militares que invadiram a Assembleia Legislativa. O seu gesto emitiu sinal contrário aos discursos duros contra os grevistas do governador Jaques Wagner (BA) e do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).

"Nós temos que pensar mais no Estado. O Brasil é bem maior do que um debate entre dois governos” — Pedro Taques, senador (PDT-MT), em relação ao debate PT x PSDB sobre a privatização dos aeroportos

BANHO DE ÁGUA FRIA. O PSDB não gostou nada do vídeo gravado ontem pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a privatização dos aeroportos. Contrariando o discurso do partido, que bate na tecla do "estelionato eleitoral" do PT, FH afirmou que essa não é uma questão ideológica e que depende das circunstâncias. Para os tucanos, ele preferiu preservar sua relação pessoal com a presidente Dilma em vez de fazer oposição, como cobra do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Santo de casa
Presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) sofre grande pressão para chegar a um acordo que encerre a greve da PM na Bahia. Com malas prontas para o carnaval de Salvador, sua filha liga sem parar.

Na garganta
O presidente do PDT, Carlos Lupi, está possesso com o deputado Brizola Neto (PDT-RJ). Tudo por causa de sua nota contra a volta de Lupi ao comando do partido. Os simpatizantes de Brizola, candidato a um ministério, lamentam pela nota.

Casa da Moeda: o vespeiro
O PT escapou por pouco do escândalo na Casa da Moeda, envolvendo o ex-presidente Luiz Felipe Denucci. Ocorre que, em passado recente, os petistas pressionavam, via Anvisa, pela criação de um selo nacional para os medicamentos. O selo seria produzido pela Casa da Moeda. As mudanças ocorridas na agência, em virtude da posse da presidente Dilma, fizeram os petistas arquivar a ideia de produzir esse selo.

Endurecer
O secretário de Segurança do Rio, José Beltrame, vai hoje ao presidente do Senado, José Sarney, propor que o Código Penal adote a criminalização do jogo do bicho e da formação de milícias, e o tratamento compulsório do dependente químico.

Reação
O governador Renato Casagrande reage à crítica de um ministro do governo sobre o ICMS diferenciado do Espírito Santo: "Ele não conhece História. O incentivo existe para compensar o fim dos estímulos à cafeicultura. A União arrecada R$ 10 bi em tributos aqui."

A PRESIDENTE Dilma está convocando para a próxima terça-feira a primeira reunião do Conselho Político do governo. Na pauta, as votações no Congresso até as eleições municipais.

O SENADOR Eduardo Braga (PMDB-AM) pediu socorro ontem ao governo federal. Acabam de chegar a Tabatinga, fronteira com a Colômbia, 400 haitianos.

O VICE-PRESIDENTE Michel Temer obteve ontem apoio do presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), à proposta de promover um plebiscito sobre reforma política. A intenção é fazê-lo em 2013.

Nenhum comentário: