quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Just in time - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 15/02/12
Em busca de uma fórmula para lançar José Serra na corrida pela prefeitura paulistana e abortar as prévias preparadas há oito meses, dirigentes do PSDB evocam a autonomia do comando municipal do partido para inscrever nomes até a véspera da consulta interna de 4 de março. Resolução que disciplina as disputas por candidaturas tucanas no Estado permite à presidência local a suspensão das prévias, caso haja acordo.

Com a janela aberta, Serra ganharia um pouco de tempo, já que expirava ontem o prazo para registro de candidatos. Caberia a Geraldo Alckmin demover os quatro postulantes -três deles, seus secretários.

Com a caneta Na contramão do presidente estadual tucano, Pedro Tobias, ardoroso defensor das prévias, o secretário Julio Semeghini (Planejamento), que chefia o PSDB paulistano, é entusiasta da candidatura de Serra.

Dream team 1 Articuladores da eventual candidatura de Serra montam um time de "notáveis" para encabeçar a chapa tucana de postulantes à Câmara. Aliados do ex-governador defendem que Andrea Matarazzo, secretário estadual da Cultura e inscrito nas prévias, puxe a lista.

Dream team 2 Serristas também enxergam em Alexandre Schneider (PSD), secretário paulistano da Educação, o figurino ideal para vice numa chapa avalizada por Gilberto Kassab.

Vai saber Do líder do PSD, Guilherme Campos (SP), recusando-se a apostar no desfecho da novela: "Do Serra você pode esperar tudo e você pode esperar nada".

Eu avisei O aceno de Serra serviu para acalmar petistas refratários ao acordo com Kassab. Dirigentes municipais do PT, que fizeram oposição ao prefeito durante seis anos, alertavam a cúpula nacional sobre os riscos de uma composição. "Está claro que não somos a primeira opção do PSD", diz um opositor da aliança.

E mais No esforço para mostrar a correligionários que o Enem pode ser uma vitrine de campanha, Fernando Haddad chama a atenção para um dado específico da pesquisa à disposição do PT: na parcela de entrevistados que afirmam conhecer o exame, o percentual dos que o aprovam chega a 83%.

Bonança Jaques Wagner vai hoje à Assembleia baiana, recém-desocupada por policiais em greve. Oficializará aumento para a categoria.

Outro lado Em namoro com tucanos, Paulinho (PDT) fez chegar ao Planalto que a possível escolha de Vieira da Cunha (RS) para o Ministério do Trabalho conduzirá a Força Sindical à oposição.

Melhor de 3 O PDT tem dificuldade para indicar nome consensual à Secretaria de Trabalho paulista. Sondados, o secretário da Força Sindical, João Carlos Juruna, e o presidente da Federação dos Químicos, Sérgio Leite, declinaram. O favorito agora é o diretor jurídico da sigla em SP, Cristiano Vilela.

Visitas à Folha Andrea Matarazzo, secretário de Cultura do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Claudia Carletto, assessora.

Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho Diretor do Centro de Integração Empresa-Escola Nacional e do Conselho de Administração do CIEE-SP, visitou ontem a Folha. Estava com Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo da entidade, e Jacyra Octaviano, da revista "Agitação".

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

Acabar com as prévias agora é assinar o atestado de óbito do PSDB. Mesmo que os quatro pré-candidatos desistam, ainda assim ficaremos numa espécie de UTI.

DO PRESIDENTE ESTADUAL DO PSDB, PEDRO TOBIAS, sobre a possibilidade de o partido cancelar a consulta interna para escolher seu representante na eleição paulista de modo a abrir caminho para José Serra.

contraponto

Maior força

À diferença de outros secretários estaduais, Bruno Covas permaneceu calado na reunião, ontem, do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano. Ao final, Gilberto Kassab achou por bem consultá-lo:

-Bruno, quer falar?

-Não precisa- declinou o titular do Meio Ambiente.

-Nem um pouquinho?- insistiu o prefeito.

-Não precisa...

-Nem parece que é candidato!- brincou Kassab.

Por via das dúvidas, Bruno então falou um pouquinho.

Nenhum comentário: