sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Ex-Presidências - RUY CASTRO


FOLHA DE SP - 03/02/12


RIO DE JANEIRO - Um livro novo, "The Obamas", de Jodi Kantor (Little, Brown, US$ 15,78), ainda sem edição brasileira, revela intimidades do casal Michelle e Barack Obama. Uma delas, a de que, não im porta que o circo esteja pegando fogo -e, para o presidente dos EUA, sempre está-, Michelle quer todo mundo sentadinho para jantar na Casa Branca, às seis e meia da tarde, cinco vezes por semana: ela, Barack e as duas meninas, Sasha e Malia. Sem desculpas.

A ideia de que, digamos, os EUA acabaram de localizar Osama bin Laden no Paquistão e podiam pulverizá-lo no ato, mas a operação precisou esperar porque o presidente tinha de jantar com a patroa, parece absurda -mas, quem sabe, aconteceu? Michelle acha que, se ceder nas emergências, terá de ceder também nas questões menores, e o projeto de conduzir sua família como se ela fosse "normal" fracassará. Isto explica as broncas que dá em Barack quando ele chega e vai tirando meias e camisas e jogando em qualquer canto -quantas vezes ela lhe disse que não é paga para sair atrás recolhendo?

Michelle vai para a cama toda noite às 21h30. Barack fica mais um pouco, vendo uma coisa e outra, na Sala dos Tratados. Mas, logo depois, já está também de pijama de alamares e, quem sabe, touca, pronto para o berço. Precisa dormir cedo porque, em poucas horas, ao acordar, já haverá uma grave crise doméstica ou internacional exigindo sua intervenção. Ninguém é presidente dos EUA impunemente.

O livro de Jodi Kantor faz pensar em como, por contraste, a Presidência do Brasil foi um domingo na roça para Lula. Todos os dias, ao acordar, seu único problema era o que fazer para aumentar sua já tremenda popularidade.

Daí que, enquanto Obama já disse que não vê a hora de ser ex-presidente, a ex-Presidência é quase intolerável para Lula.

Nenhum comentário: