quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Drible - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 02/02/12


Para vencer as resistências à suspensão da Lei Seca nos estádios que abrigarão jogos da Copa, o ministro Aldo Rebelo (Esporte) vai propor restrições à venda de bebidas alcoólicas. Os torcedores só poderão consumir nos pontos de venda, antes, depois e no intervalo das partidas. Eles não poderão levar bebida para a arquibancada, nem ambulantes poderão circular vendendo o produto.

Agenda paralela
Na comitiva da presidente Dilma, os ministros Fernand Pimentel (Desenvolvimento) Alexandre Padilha (Saúde aproveitaram a visita a Cuba para negociar a implantação de indústria de fármacos brasileira na ilha, em associação com laboratórios cubanos.A ideia é aproveitar a experiência de Cuba na produção de remédios bioativos, considerados uma nova fronteira no setor. Pimentel também discutiu com seu contraparte, Rodrigo Mamierca, a associação de empresas dos dois países para entrar no mercado africano. Cuba, por exemplo, administra hospitais em Angola, e o Brasil poderia fornecer equipamentos e remédios.

“ A presidente queria um técnico e nomeou um político” — André Vargas, secretário de Comunicação do PT e deputado (PR), sobre a relação do ministro Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia) com o PMDB

PROCUREM O PALOCCI.Os líderes do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e no Congresso, José Pimentel (CE), foram ao ex-presidente Lula tentar convencê-lo a apoiar o acordo que previa rodízio na vice-presidência do Senado e na presidência das comissões. Lula ouviu e depois deu de ombros, dizendo: “Quem articulou esse acordo?” Os petistas responderam: “Foi o (ex-ministro) Antonio Palocci.” Então, o ex-presidente deu aos senadores petistas o seguinte conselho: “Procurem o Palocci”.

Pelé

Em visita às obras do Museu Pelé, em Santos, o ministro Gastão Vieira (Turismo) propôs ao ex-jogador realizar uma exposição itinerante, com o acervo, pelas cidades-sedes da Copa. Seria uma forma de estimular o turismo regional.

Plantão médico
O ex-presidente Lula anda irritado nesta semana com os feitos colaterais da radioterapia. O tratamento afetou um pouco sua voz, e ele está falando baixo. Lula reclama de dores na garganta. Ele está combatendo um câncer na laringe.

Royalties e eleição municipal
Os líderes dos partidos do governo querem que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anuncie logo o relator da Lei dos Royalties do Petróleo. Eles querem agilizar as articulações e a votação de uma proposta. Avaliam que, quanto mais próximo das eleições municipais, mais tortuosa será a negociação. Aliás, em março, a Confederação Nacional dos Municípios fará marcha de prefeitos cobrando a votação dessa lei.

Tucanos pasmos
A Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, que edita a “Revista de História”, onde os tucanos foram alvo de críticas, tem como um de seus diretores-executivos Winston Fritsch. Ele foi secretário de política econômica no governo FH.

Mea-culpa
O presidente da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, Jean-Louis de Lacerda Soares, enviou nota. Ela diz que a Revista de História “cometeu um erro ao publicar o artigo ‘O jornalismo não morreu’”. E pede “desculpas aos ofendidos”.

O EX-MINISTRO de Direitos Humanos Nilmário Miranda (PT) vai integrar a Comissão de Anistia. Ele vai compor também a coordenação executiva do comitê de implantação do Memorial de Anistia.

BENZEDEIRA. De mudança para o gabinete que era ocupado pela então senadora Marinor Brito (PSOL-PA), o líder do PTB, senador Gim Argello (DF), pediu para um padre ir lá fazer uma reza.

AGORA VAI. O ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP) desembarca em Niterói na sexta-feira. Vai pedir votos para o deputado Chico D’Ângelo nas prévias de domingo para a candidatura a prefeito

Nenhum comentário: