terça-feira, fevereiro 07, 2012

Domado - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 07/02/12


A presidente Dilma e o vice Michel Temer conversaram sobre o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN). Ela estava intrigada com seu comportamento, pois ele pretende presidir a Câmara nos dois últimos anos de seu mandato. Temer assumiu a tarefa de enquadrar Alves e pedir moderação. Ontem, um ministro comentou que a ação surtiu efeito: "Ele está se empenhando. Isso é notório nestes últimos quatro ou cinco dias."

Fratura exposta
A principal preocupação política do Planalto neste início dos trabalhos do Congresso é evitar a convocação do ministro Guido Mantega (Fazenda) para dar explicações sobre denúncias de corrupção que derrubaram o ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci. O temor é que um mau desempenho de Mantega em eventual depoimento afete os mercados. Apesar de a presidente Dilma ter mandado o ministro dar explicações sobre o caso, a avaliação no governo é que ele foi inábil na entrevista coletiva, concedida semana passada, ao tensionar ainda mais a relação com o PTB, que faz parte da base aliada.

"Emplacamos três ministros” — Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara (RN), fazendo piada ontem, ao lado do líder no Senado, Renan Calheiros (AL), vindo do andar, no Planalto, onde fica o gabinete da presidente Dilma 

BANDEIRA BRANCA. Em visita do presidente nacional do PT, Rui Falcão, a Mato Grosso do Sul, no sábado, o ex-governador Zeca do PT declarou que vai apoiar o senador Delcídio Amaral (PT-MS) para o governo do estado, em 2014. Os dois eram desafetos. Zeca do PT também defendeu uma aliança com o atual governador, André Pucinelli (PMDB). Delcídio é visto como um estranho no ninho no PT por já ter sido filiado ao PSDB. Ele também desagradou a petistas ao presidir a CPI dos Correios.

Menos PT
A exemplo da pasta de Ciência e Tecnologia, a futura ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci, também não é petista. Depois de sair da cadeia, na ditadura, em 1974, ela trocou a militância partidária pelo movimento feminista.

Timing
Apesar de querer deixar o governo para disputar a prefeitura de Vitória, Iriny Lopes pretendia ficar no cargo até 8 de março, Dia da Mulher. Ela sai em meio aos preparativos das comemorações oficiais, cujo tema seria sustentabilidade.

Depois da querela, a cooperação
Os palácios do Planalto e dos Bandeirantes estão decididos a trabalhar juntos no caso de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). O governo federal está satisfeito com a decisão do governador Geraldo Alckmin de construir 5 mil casas. Por sua vez, o Ministério das Cidades e a Caixa procuram áreas públicas, como as pertencentes à Rede Ferroviária Federal, para reassentar os desalojados. O Planalto quer usar dívidas com a União para reassentar algumas famílias em Pinheirinho.

Vetado
Pressão do PT contra a eventual nomeação do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) para o Ministério do Trabalho. Não o perdoam por ter relatado a CPI da Segurança Pública, que atingiu a gestão do governador Olívio Dutra (RS).

Niterói
O secretário estadual Rodrigo Neves elegeu 45% dos delegados que vão escolher o candidato do PT à prefeitura de Niterói. O deputado federal Chico D´Angelo fez 30%. Já o ex-vereador Romério Duarte vai decidir. Ele fez 25% dos delegados.

NA CHUVA. A presidente Dilma não demonstra estar disposta a trocar o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) para agradar ao PR.

O GOVERNO da Rússia enviou carta ao Planalto oferecendo financiamento de 85% do valor dos caças Sukhoy se forem adquiridos para reequipar a FAB.

EMBAIXADORA. A presidente da CNA e senadora Kátia Abreu (PSD-TO) fala, quinta-feira, para um grupo de alunos e professores da Universidade de Harvard sobre "Cenários de crescimento da agropecuária brasileira: produção e sustentabilidade".

Nenhum comentário: