domingo, fevereiro 19, 2012

Correção de rota - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 19/02/12


O possível ingresso de José Serra no cenário eleitoral paulistano acendeu luz de alerta no Planalto. Em análise preliminar, Dilma Rousseff avalia a necessidade de dedicar mais atenção que o planejado à campanha de Fernando Haddad se o ex-rival tucano se candidatar. A presidente criará embaraço com aliados, sobretudo o PMDB, mas reconhece que Serra transformaria a corrida pela Prefeitura de São Paulo numa espécie de "terceiro turno" da disputa presidencial de 2010.

Ministros palacianos entendem que o ex-governador paulista, caso entre no páreo, atacará Haddad mirando Dilma, forçando o governo a reagir com energia.

Muita calma 
Na contramão, outros conselheiros temem que, aceitando o embate direto com os tucanos, Dilma exponha seu capital político numa operação de risco.

Em outra 
Haddadistas já preparam o discurso de desembarque da negociação com o PSD. Em privado, dizem que o gesto de aproximação foi de Gilberto Kassab. Afirmam ainda que as vaias ao prefeito na festa de aniversário do PT mostraram que "o sentimento do partido era contrário à aliança".

Calculadora 
Petistas simpáticos à composição com Kassab advertem que a campanha de Haddad precisará de reengenharia a fim de avançar sobre o eleitorado historicamente demotucano. E lembram do teto histórico de 35% dos votos na capital.

Pré-show 
De um bem-humorado observador da encrenca tucana na corrida pela Prefeitura de São Paulo: "Os quatro pré-candidatos continuam aquecendo a plateia do PSDB para a atração principal. Só falta agora Serra entrar no palco de vez".

Biodiversidade 
Preocupado com os movimentos pendulares de Kassab, o PV abriu tratativas com o PPS. Os verdes agora admitem uma dobradinha de Soninha Francine com o secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente) de vice.

Limpeza 1 
Na esteira do julgamento do STF que validou a Ficha Limpa, Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab impedirão a nomeação de secretários e diretores de autarquias que possuam condenações em segunda instância. No Bandeirantes, o decreto deve ser assinado até março.

Limpeza 2 
No âmbito da capital, a Câmara unificou todas as propostas que tramitavam desde 95 e apresentou novo texto na quinta-feira aos líderes. Como já há acordo entre os partidos, o projeto será submetido ao plenário, estendendo as restrições a ocupantes de cargos de confiança da prefeitura.

Copyright 
O comitê paulista da Copa prepara manual para orientar as cidades que planejam organizar eventos alusivos ao Mundial de 2014. O objetivo da cartilha é assegurar que toda a programação visual siga as normas da Fifa, inclusive no uso das marcas e patrocinadores oficiais da competição.

Na mesa 
Paulo Skaf negocia encontro do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e do vice-presidente, Michel Temer, com as centrais sindicais, dia 27, na Fiesp. A ideia é retomar a discussão de medidas para enfrentar a desindustrialização.

Ressaca 
Com o esvaziamento de Brasília no pré-Carnaval, as queixas sobre os cortes orçamentários de Dilma, que alvejaram emendas parlamentares, ficaram para a Quaresma. "Nesse caso, a pressa foi inimiga da reclamação", diz o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

Folha, 91 A Folha completa hoje 91 anos.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Diziam que a CPI do Correios ia acabar em pizza, mas a Câmara fez sua parte. Não acredito que haja alguém com vocação para pizzaiolo no Judiciário."

DO DEPUTADO OSMAR SERRAGLIO (PMDB-PR), analisando a condenação de Marcos Valério, baseada em inspeção realizada pela comissão da qual foi relator, e a perspectiva de julgamento do caso pelo Supremo neste ano.

contraponto
Outros tempos

Em 1991, numa tentativa mal sucedida de revisar o Código Penal, Evandro Lins e Silva (1912-2002) ouviu da procuradora Luiza Nagib Eluf, única mulher entre os integrantes da comissão, que o texto deveria incluir o crime de assédio sexual. Impaciente, o jurista respondeu:

-No Brasil, sexo não tem os mesmos tabus dos EUA. Você está importando uma daquelas ideias americanas radicais. O que faremos com as praias do Rio?

Na época, a tese de Lins e Silva prevaleceu. Dez anos depois, assédio sexual tornou-se crime no Brasil.

Nenhum comentário: