sexta-feira, fevereiro 17, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Vai ser bom para retirar os picaretas e vigaristas da política”
Senador Pedro Taques (PDT-MT), sobre a vitória da Lei da Ficha Limpa no Supremo

LULA SEGURA MANTEGA, MAS DILMA QUER BARBOSA 

A presidente Dilma Rousseff ainda não substituiu o ministro Guido Mantega pelo secretário-executivo Nelson Barbosa, no Ministério da Fazenda, para não afrontar o ex-presidente Lula. Os dois estão virtualmente rompidos, após áspera discussão sobre o escândalo de corrupção que derrubou o presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, amigo pessoal de Mantega, que o escolheu para o cargo.

ESTILOS PARECIDOS

Dilma confia em Nelson Barbosa, cujo estilo rude de administrar é comparável ao dela, mas Lula pediu para Mantega ser mantido.

HERANÇA IRRITANTE

Por considerar a Fazenda ministério-chave, Dilma detestou a “herança Mantega” imposta por Lula. O jeito manso de Mantega também a irrita.

PEGOU MAL

A situação de Guido Mantega se deteriorou com sua relutância em demitir o amigo Denucci, apesar da insistência de Nelson Barbosa.

EM FESTA

O PR acha que o “convite oficial” da ministra Ideli Salvatti para ficar na base aliada sinaliza que o ministro Paulo Passos (Transportes) vai cair. 

MINISTRA DO TCU AINDA OCUPA IMÓVEL DA CÂMARA

Quase quatro meses após sua posse no Tribunal de Contas da União, a ministra Ana Arraes continua morando em apartamento funcional da Câmara dos Deputados, na Asa Norte, área valorizada de Brasília. A ministra deveria ter deixado o imóvel um mês depois de renunciar ao mandato de deputada federal, sob pena de multa diária de R$ 100. A Câmara fechou os olhos e ela promete devolver o imóvel em março.

MÁS RECORDAÇÕES

Ana Arraes disse a amigos que recusou o apartamento indicado pelo TCU porque a fez lembrar a cela onde esteve presa na ditadura.

UM LUXO SÓ

A ministra aguarda a liberação de um apartamento do Senado, de 250 metros quadrados, “filé” dos imóveis funcionais de Brasília.

IMOBILIÁRIA SENADO

O Senado é uma mãe. Cedeu quinze apartamentos a autoridades do Poder Judiciário, por isso há senadores instalados em hotéis.

BATOM NA CUECA

Após a assembleia de quarta (15), líderes do “pré-motim” da Polícia Militar do DF confraternizaram na casa de Eduardo Pedrosa, irmão da deputada Eliana Pedrosa, opositora do governo Agnelo Queiroz (PT).

IGREJA CONTRA ANGRA 3

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil enviou carta ao governo alemão pedindo a suspensão de fiança bilionária concedida pelo país às obras da usina nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro.

LONGE DA FOLIA

O ministro Aldo Rebelo (Esporte) passará o carnaval em Brasília, longe da folia. Vai trabalhar no plano estratégico que entregará a Dilma, em março, para melhorar o desempenho do País nas Olimpíadas de 2016.

PRODUTO DE EXPORTAÇÃO

Marqueteiro de Lula e Dilma, João Santana desembarca em Angola acompanhado de numerosa equipe, para tocar a campanha de reeleição do presidente José Eduardo dos Santos.

RASGAÇÃO DE SEDA

O senador Gim Argello (PTB-DF) é so cortesia com o deputado Gabriel Chalita (PMDB), a quem apresenta como “o nosso prefeito de São Paulo”. O PTB está no páreo para indicar o vice na chapa de Chalita. 

CAMPANHA NACIONALIZADA

O deputado Luiz Pitiman (DF) articula apoio nacional à campanha paulistana de Gabriel Chalita (PMDB). Recebeu, em jantar, o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), e o senador Blairo Maggi e deputados Wellington Fagundes (MT) e Jaime Martins (MG), do PR.

PARA SEMPRE

A morte, em Curitiba, do ministro aposentado do STJ Milton Luiz Pereira, 79, parece haver encerrado uma longa e bela história de amor. Morreu apenas sete horas após o falecimento de d. Rizoleta, sua mulher.

FICA, FINO

Intelectuais brasileiros se mobilizam para que seja mantido em Brasília o jornalista Carlos Fino, adido de imprensa à embaixada de Portugal. No ano do Brasil em Portugal e vice-versa, a extinção da adidância desmente Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros.

PENSANDO BEM...

...Finalmente, a ficha caiu no Supremo. E limpa. 

PODER SEM PUDOR

UM AVÔ ESPERTO

Paulo Maluf não entrega os pontos nem quando sofre uma derrota. Em 1990, após perder a disputa pelo governo de São Paulo, recebeu os repórteres que cobriram sua campanha para uma bem-humorada entrevista. Depois, propôs uma foto com todos. Uma repórter, conhecida militante do PT, ficou injuriada com o beijo que Maluf aplicou-lhe na bochecha. Ele brincou:

– O que é isso, minha filha? Eu sou apenas um vovô. Eu até já estou meio...

Parou no meio da frase, olhou para os lados e gargalhou, avisando:

– ...Não, não estou, não! 

Nenhum comentário: