terça-feira, fevereiro 14, 2012

Campo minado ILIMAR FRANCO

FERNANDA KRAKOVICS - Interino


O racha na bancada do PT se aprofundou depois que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), suspendeu a votação do Funpresp. Maia acusa o grupo do líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), de ter vazado sua insatisfação com a perda de um cargo no Banco do Brasil. Já o grupo de Vaccarezza bota a culpa no presidente do BB, Aldemir Bendine, com quem os petistas estão em pé de guerra. Reclamam que ele não os atende e que estaria querendo tomar o controle da Previ.

Sindicalismo e Copa do Mundo
A CUT quer incluir na Lei Geral da Copa autorização para ambulantes cadastrados nas prefeituras trabalharem nas imediações dos estádios, e garantia de que o trabalho voluntário durante o torneio não vai substituir empregos com carteira assinada. A central quer incluir ainda a expressão "trabalho decente" no tema social do evento, que será "Por um mundo sem armas e sem drogas". A intenção do governo é votar hoje a Lei Geral da Copa na comissão especial da Câmara, mas há preocupação com o quorum às vésperas do Carnaval. Outra preocupação é com a ameaça de greve, feita pela CUT, nas obras do torneio.

"Ele é bem-vindo” — Fernando Haddad, pré-candidato petista à prefeitura de São Paulo, sobre a presença de Gilberto Kassab no aniversário do PT

É CARNAVAL. Mesmo com o fim da greve da PM, a ordem é para que a Força Nacional de Segurança permaneça na Bahia. Para alívio do governador Jaques Wagner (BA), na foto, Brad Pitt, Sharon Stone, Jennifer Lopez e Ronaldo Fenômeno confirmaram presença no Carnaval de Salvador. A Casa Civil e o Ministério da Justiça discutem alternativas à PEC 300, que cria um piso nacional para policiais militares e bombeiros.

Queridinho
A preferência da Fifa para mascote da Copa é o tatu-bola. O ministro Aldo Rebelo (Esporte) quer o saci. Há resistência à onça pintada, porque um felino já foi o símbolo do torneio na África do Sul, e à arara por causa do filme "Rio".

Primeira missão
Evangélico, o novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, foi escalado pelo Palácio do Planalto para tentar acalmar esse setor, irritado com declaração do ministro Gilberto Carvalho sobre sua influência nas classes C, D e E.

Governadores x professores
Na posse de Maria das Graças Foster na presidência da Petrobras, ontem, os governadores Sérgio Cabral (RJ), Jaques Wagner (BA), Antonio Anastasia (MG), Cid Gomes (CE) e Renato Casagrande (ES) pediram ao presidente da Câmara, Marco Maia, para colocar em votação projeto que reduz o piso nacional dos professores. O reajuste em 2012 será de 22%. Os governadores querem que o parâmetro seja o INPC, que daria um aumento de 6%.

Degelo
Em encontro com a presidente Dilma, na sexta-feira, o presidente da Câmara, Marco Maia, sacou uma foto de quando ele era bebê. A presidente saiu mostrando para todo mundo. Dilma ficou uma arara com Maia por causa do Funpresp.

Propaganda
O Itamaraty serviu carne de porco no almoço para o vice-primeiro-ministro da China, Wang Qishan. O Brasil quer certificar frigoríficos para exportar carne suína para lá. Mas o que fez mais sucesso na comitiva foi o figo em calda.

VIP. Além de ter recebido convite por escrito, o prefeito Gilberto Kassab recebeu telefonema do presidente nacional do PT, Rui Falcão, para que fosse ao aniversário do partido.

INSATISFAÇÃO. O líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), e no Senado, Blairo Maggi (MT), conversam hoje com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Querem derrubar o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes).

OUTRO LADO. A direção da Caixa Econômica afirma que desde dezembro as disputas políticas no banco, entre PT e PMDB, estão pacificadas. 


Nenhum comentário: