sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Bolo de general - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 17/02/12


Como previu Elio Gaspari, o discurso do general Gonçalves Dias e a cena do bolo com os PMs amotinados na Bahia “transformaram o poderio militar em alegoria carnavalesca”.
Perfeito Fortuna, festeiro mor da Lapa, vai sair fantasiado no carnaval de... “bolo de general”, inspirado no choroso militar.

Patrimônio carioca
Eduardo Paes vai assinar decreto que declara como “patrimônios culturais cariocas” os vendedores de mate nas praias e os grupos de clóvis ou bate-bolas dos subúrbios do Rio.
O dos clóvis já sai hoje no DO. O do mate, semana que vem.

Longe de Momo
A folia do senador mineiro e menino do Rio Aécio Neves será numa praia deserta... na Bahia.

Louras inimigas
Neste carnaval, os amigos Hélio de la Peña, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, baluartes do B.B.C. (Bloco dos Bebedores de Cerveja), não vão poder dividir uma gelada em público.
É que cada um deles é garoto-propaganda de uma cervejeira diferente — Zeca, da Brahma; Arlindo, da Antarctica; e Hélio, da Devassa.

Amor de carnaval
Donos de casas de saliência do Centro do Rio estão tristinhos neste carnaval.
É que a maioria das meninas que trabalham em seus negócios sumiu. Motivo: chegaram à cidade vários navios cheios de estrangeiros, e as moças preferem, digamos, ir direto à fonte, pois ganham mais com os gringos que levam para o samba.

Fotos de Callado
Ana Arruda Callado passará o carnaval mergulhada em pesquisas para uma biografia da antropóloga Berta Ribeiro (1924-1997) e uma fotobiografia de seu saudoso marido, Antônio Callado.
Ana pede ajuda a quem tiver fotos de Callado (1917-1997).

Cão que ladra...
Já virou piada no governo. Dias antes das reuniões do Conselho Político, líderes do Congresso falam de demandas não atendidas e de como vão emparedar Dilma e exigir cargos.
Mas... no dia da reunião, a presidente fala das dificuldades, da crise mundial, diz que o governo precisa ser mais eficiente etc., e a turma famélica... chega muda e sai calada.

Édipo Rei
O MinC aprovou a captação de recursos para duas peças sobre Édipo Rei. A produtora paulista Andreato’s poderá captar R$ 384 mil para 50 apresentações no Rio e em São Paulo.
Já a carioca Coisas Nossas foi autorizada a buscar R$ 1,2 milhão para 48 exibições no Rio.

Lya digital
A editora Record fez uma edição em e-book de “O lado fatal”, de Lya Luft. É o 17o- título da escritora no formato digital.
Corredor do Fórum
Uma desembargadora do TJRJ, inconformada com seu afastamento por dois anos para apuração de supostas faltas, entrou com ação contra o estado, pedindo indenização.
Segundo a meritíssima, como o afastamento foi anulado pelo STJ, ela teria sido “injustiçada e deveria ser indenizada”. Mas os desembargadores da 9ª Câmara Cível do Rio negaram o pedido.

Bloco dos limpos
Eduardo Paes, para estimular os foliões a não sujarem a cidade, vai premiar os blocos que produzirem menos lixo.
O vencedor ganhará um diploma. Foi sugestão de Maria Sílvia Bastos Marques. A Comlurb vai calcular a quantidade de lixo coletada e comparar com 2011.

Cataratas do Rio
Um consórcio liderado pela empresa Cataratas do Iguaçu S/A, que opera a visitação ao Parque Nacional do Iguaçu, PR, venceu a licitação para concessão da área onde será erguido o Complexo das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio.

Lá vão os noivo
Gracyanne Barbosa e Belo se casaram quarta, em comunhão de bens, num cartório do Rio.

Nenhum comentário: