quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Baixar armas - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 01/02/12



As centrais sindicais dos trabalhadores capitularam diante do governo Dilma. Na segunda-feira, três aeroportos serão privatizados, e há 13 consórcios privados habilitados para o leilão. Nem a CUT, do PT; nem a CTB, do PCdoB; nem a Força Sindical, do PDT, programaram qualquer manifestação de protesto. Os partidos de esquerda, agora no poder, engoliram a língua. "A necessidade de ter o serviço fala mais alto do que a defesa da presença estatal", justifica o líder do PCdoB, Osmar Jr (PI).

Solução intermediária
A aposta de quem circula pelo STF é que, no julgamento de hoje, o tribunal reconhecerá a competência do CNJ para investigar magistrados antes das corregedorias regionais, mas com restrições. Além de Marco Aurélio, são dados como votos certos contra o Conselho Nacional de Justiça Cezar Peluso e Celso de Mello. Há dúvida se Luiz Fux ficará com esse grupo ou votará pelo poder de investigação, mas com "liberdade vigiada". A favor da investigação ampla estariam Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ayres Britto e Joaquim Barbosa. Na corrente intermediária, a com restrição, Rosa Weber, Cármem Lúcia e Ricardo Lewandowski.

"Kassab usa o PT para aumentar cacife com PSDB. Não vejo razão para imaginar aliança com Kassab em São Paulo. Seria um tiro no pé da militância” — Ricardo Berzoini, deputado federal (PT-SP)

SEM CONTROLE. Os tucanos estão dando pulos de raiva. A “Revista de História da Biblioteca Nacional” publicou um texto (“O jornalismo não morreu”) que afirma: “‘Privataria Tucana’ prova que a reportagem de investigação está viva e José Serra, aparentemente, morto.” O artigo no site da revista, patrocinada pela Petrobras, diz que é mérito do livro “jogar uma pá de cal na aura de honestidade de certos tucanos”. No expediente, a presidente Dilma e a ministra Ana de Hollanda (Cultura).

O que é bom para...
A presidente Dilma está programando uma viagem de cinco dias aos Estados Unidos, de 9 a 13 de abril. O seu principal objetivo é ampliar nossas exportações, recuperando o volume do comércio do Brasil com os americanos.

A bola da vez
Os líderes da oposição estão apostando todas as suas fichas no PMDB. Eles estão começando a conversar com dirigentes do partido governista para avaliar onde eles topam ajudar a oposição a criar problemas para o governo Dilma.

Responsabilidade compartilhada
O relatório "Pinheirinho: um relato preliminar da violência institucional", da ONG Justiça Global, afirma que "os fatos divulgados publicamente desde então são suficientes para caracterizar violações em massa cometidas durante o despejo" em São José dos Campos (SP). Além das críticas à prefeitura e ao governo de São Paulo, sobra também para o governo federal, "que poderia ter agido muito antes e com muito mais empenho para evitar o desfecho brutal".

Tabajara "english"
Com a cidade se preparando para a Copa, o metrô de Brasília faz um esforço para tentar ser bilíngue. Agora, quando o vagão chega à estação Superquadra 114 Sul, o passageiro é avisado de que está na "one hundred and fourteen ´sul´".

Laços
Matéria de ontem do "Granma", jornal oficial de Cuba, sobre a visita da presidente Dilma diz que os vínculos da ilha com o quinto maior país do mundo são "excelentes". Destaca que o Brasil é o segundo parceiro do país na América Latina.

O MINISTRO Mário Negromonte (Cidades) não apareceu ontem na Casa Civil na reunião do grupo de trabalho do PAC que tratou das enchentes.

O PRESIDENTE do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), avisa que o debate sobre a candidatura tucana nas eleições presidenciais só será deflagrado depois das eleições municipais deste ano. E que, independentemente de sua opinião, ele será um magistrado.

SÃO INTENSAS as pressões para convencer o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), a concorrer à prefeitura de Goiânia. O senador reluta de olho na eleição presidencial de 2014.

Nenhum comentário: