terça-feira, fevereiro 28, 2012

Ampliar o apoio - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 28/02/12
Além de passar por cima dos candidatos remanescentes nas prévias do PSDB, a candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo precisa formar uma ampla aliança política. Os tucanos querem o DEM, o PTB e o PSD e ainda o PSB e o PDT. O governador Geraldo Alckmin começou o cerco sobre os trabalhistas e tratou com o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o líder na Câmara, Paulo Pereira da Silva, da adesão à candidatura Serra.

Conteúdo nacional e empregos
Empresas internacionais e autoridades diplomáticas e comerciais americanas e dos países europeus estão reclamando e pressionando o Brasil por causa da licitação da banda 4G da telefonia móvel celular. O ideal para os fabricantes é exportar seus produtos para o Brasil e não produzir aqui, como prevê a licitação. Essas gestões ocorrem, neste momento, no Congresso Mundial do setor, em Barcelona. O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) justifica a posição brasileira argumentando que o conteúdo nacional (10% tecnologia desenvolvida aqui e 50% de fabricação no Brasil) "é uma proteção para nossos empregos".

Se for ele, eu vou para a oposição” — Paulo Pereira da Silva, deputado federal (PDT-SP), presidente da Força Sindical, sobre a eventual nomeação do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) para o Ministério do Trabalho

CARA A CARA. A presidente Dilma não aceitou fazer agendas separadas com o governador Cid Gomes (PSB) e com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), em sua visita ao Ceará ontem. Os dois, que estão em pé de guerra, tiveram que se encontrar, e ainda por cima foram vaiados. O mal-estar entre o governador e a prefeita deve-se às eleições municipais. Além disso, petistas têm feito ácidas críticas à administração do socialista.

Dá ou desce
O DEM está montando comitiva, liderada pelo seu presidente, senador José Agripino (RN), para ir a Portugal conversar com o ex-deputado Moroni Torgan. O objetivo é acelerar o anúncio de sua candidatura à prefeitura de Fortaleza.

Bolsa ditadura
A Comissão de Anistia aprovou o pagamento de uma indenização de R$ 186 mil para o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, que disputou a Presidência da República pelo PSOL em 2010. Mas ele receberá o teto de R$ 100 mil.

As alianças em São Paulo
O PT não acredita mais em uma aliança com o PMDB para a prefeitura de São Paulo e aposta suas fichas em uma composição com PR, PCdoB e PSB. Os petistas acreditam que a candidatura de Gabriel Chalita (PMDB) tira votos de José Serra (PSDB) e ajudaria a levar a campanha para o segundo turno. Já o PMDB diz que Chalita fará o papel de oposição à administração Gilberto Kassab. O PT pode ter dificuldade de fazer esse papel depois de ter negociado aliança com o prefeito.

O fantasma do veto
Governadores de vários estados vão se reunir hoje com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O objetivo é pressionar a Câmara a votar logo a Lei dos Royalties sob pena de o Senado colocar em pauta o veto do ex-presidente Lula.

Novo adiamento
O relator da Lei Geral da Copa, Vicente Cândido (PT-SP), apresentou ontem sua oitava versão do texto. Por isso, a coordenação política do governo quer adiar a votação para a próxima semana. A prioridade do Planalto é votar o Funpresp.

O NOVO presidente da Agência Espacial Brasileira será o atual diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) José Raimundo Braga Coelho.

O VICE Michel Temer representa a presidente Dilma Rousseff hoje nos funerais dos dois militares que morreram no incêndio da base científica na Antártica.

A MINISTRA Ideli Salvatti (Relações Institucionais) faz novo esforço hoje, reunindo líderes e ministros, para tentar chegar a um acordo para votar o Código Florestal. O ideal para a pasta do Meio Ambiente é manter o texto que foi aprovado no Senado.

Nenhum comentário: