quarta-feira, janeiro 11, 2012

Vá ao parque Dom Pedro! - RAUL JUSTE LORES

FOLHA DE SP - 11/01/12

SÃO PAULO - Gosta de almoçar no Mercado Municipal? Já levou os filhos para brincar na Fundação Catavento, no antigo Palácio das Indústrias? Faz compras na 25 de Março?

Centenas de milhares de pessoas circulam nessa região. Nas redondezas, ainda ficam o Brás (e a feirinha da madrugada) e vários terminais de ônibus.

O poder público despejou milhões de reais nas últimas décadas para revitalizar o entorno do parque Dom Pedro. Transformação do Palácio das Indústrias em prefeitura (Erundina), depois em Fundação Catavento (Serra); reforma do Mercado Municipal (Marta); implosão do São Vito (Kassab); e transformação da antiga Casa das Retortas em Museu da História de São Paulo (Serra-Alckmin).

Tente ir a pé da estação de ônibus ao Mercado ou ao Catavento. Todos estão de costas uns para os outros. Isolados. Separados por seis viadutos. Terminais de ônibus e estação final do Expresso Tiradentes, o fura-fila (Maluf-Pitta), não são interligados -e pobres dos passageiros que precisem fazer alguma baldeação.

O que sobrou do parque Dom Pedro é um campinho de futebol em ruínas. Grades para todos os lados. A única passagem para pedestres é chamada de "faixa de Gaza".

O cliente dessas obras, o poder público, permitiu que assim fosse. A construção de espaço público convidativo é a última das prioridades.

Existe um projeto belíssimo para a área, feito por um grande time de arquitetos e urbanistas (Regina Meyer, Marta Grostein, escritório Una, entre outros), que junta metrô, ônibus e fura-fila em um único terminal; que ressuscita parte do rio Tamanduateí em um lago; que ergue um Sesc e um Senac sobre os escombros do São Vito; e abre espaço para a construção de edifícios residenciais, que deixariam a área menos lúgubre à noite e aos finais de semana.

Muito melhor que a encalhada Nova Luz. Mas dá para imaginar algum dos pré-candidatos a prefeito conseguindo tirá-lo do papel?

Nenhum comentário: