domingo, janeiro 29, 2012

Tiro no pé - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 29/01/12


Os mais pobres saíram perdendo, de acordo com analistas dos movimentos sociais, com as mudanças no Minha Casa, Minha Vida. A elevação do valor dos imóveis, para acompanhar o aquecimento do mercado, não foi seguida de uma elevação da renda de enquadramento na mesma proporção, para elevar a capacidade de endividamento dos mais pobres na aquisição desses imóveis. Assim, quem não tem poupança para pagar essa diferença fica impedido de adquirir sua casa própria.

Taxas menores para carteira assinada
Além disso, os mais pobres que conseguem ocupar empregos formais, que chegam a contribuir por três anos para o FGTS, pagam 0,5% a menos de juros, no programa Minha Casa, Minha Vida, do que aqueles que têm rendimentos obtidos em atividades de renda informais. Em apresentação para empresários do setor, o vice-presidente de Governo e de Habitação da CEF, José Urbano Duarte, informa, numa de suas planilhas, que quem tem renda de até R$ 2.325 paga juros de 5,12% ao ano. Mas "quem possui conta de FGTS no mínimo (há) três anos, consecutivos ou não", na mesma faixa, paga juros de 4,59% ao ano.

DA CASA. O governador Jaques Wagner, que era copa e cozinha do ex-presidente Lula, caiu nas graças da presidente Dilma. Ela chega hoje a Salvador para a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Amanhã, eles vão a Camaçari e depois embarcam para Cuba. A presidente convidou o governador para se incorporar à comitiva. Recentemente, ele recebeu no Palácio de Ondina o presidente de Cuba Raúl Castro.

Sem pressa
Diferente de Fernando Haddad (Educação), a ministra Iriny Lopes (Mulheres) não tem pressa para deixar o governo e se engajar na campanha para a prefeitura de Vitória (ES). Seu prazo para sair é o da legislação eleitoral: abril.

Confiança
Fernando Haddad aconselhou Aloizio Mercadante a manter o presidente do FNDE, José Carlos de Freitas. A preocupação é com o grande volume de dinheiro movimentado pelo fundo. "Aquilo ali é uma bomba", disse Haddad.

Uma política integrada para o crack
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) está chamando os secretários de segurança pública dos 27 estados para uma reunião nesta semana, em Brasília, para tratar da política de combate ao crack. O ministro quer reforçar a importância do trabalho integrado entre as áreas de segurança, de saúde e assistência social. Será mais uma oportunidade para expor politicamente a polêmica ação do governo de São Paulo na cracolândia.

Mantra
A presidente Dilma já terá voltado de viagem, mas quem deve levar a mensagem presidencial ao Congresso, quinta-feira, é a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil). O documento baterá na tecla da importância da austeridade fiscal.

O papel
Portadora dos recados mais duros da presidente Dilma para os aliados, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) não leva em conta quando é xingada pela base. Blasé, ela comenta que eles não podem bater na presidente.

INDEPENDÊNCIA. Há vários projetos importantes no Congresso, mas o único que é vital para o governo aprovar é a Lei Geral da Copa do Mundo. Nunca um governo dependeu tão pouco do Congresso.

COMENTÁRIO de um assessor de um partido de oposição: "Fica difícil trabalhar assim, o governo na maior crise e está todo mundo no exterior".

O MINISTRO Fernando Pimentel(Desenvolvimento) teve papel decisivo na concessão do visto para a blogueira cubana Yoani Sánchez. "Você também foi perseguida, tem que ajudar a Yoani a vir para o Brasil", disse ele para a presidente Dilma.

Nenhum comentário: