sábado, janeiro 07, 2012

Sem redução de impostos, objetivo não seria cumprido - LUIZ ROBERTO CUNHA

FOLHA - 07/01/12


Terminou o suspense. Não haverá "cartinha" do Banco Central explicando por que ficamos acima do teto da meta de inflação.

O 0,5% calculado pelo IBGE para o IPCA de dezembro (parece que o número final foi 0,4994%), significam um IPCA em 2011, arredondando para cima, de 6,5%, exatamente o teto da meta.

A maior parte das projeções estava um pouco mais alta, com um IPCA ligeiramente acima de 6,5%. A razão era uma elevação mais forte nos alimentos no final do mês, captadas pelas coletas da FGV e da Fipe.

Mas essa análise pontual não leva a muita coisa. O que importa é verificar como se comportou a inflação e quais as perspectivas para 2012.

A análise indica que o resultado de 2011 teve alguma "ajuda" por parte do governo, que reduziu ou adiou a elevação de impostos. Se não fosse isso, a inflação teria superado o teto.

Os eletrodomésticos, que receberam em dezembro o benefício anticíclico da redução do IPI, tiveram deflação de 2,7% no mês. O aumento significativo da tributação sobre cigarros, medida salutar para desestimular o vício e aumentar a arrecadação, foi adiado para algum momento favorável em 2012.

A gasolina teve na redução da Cide uma forma de garantir algum reajuste para a Petrobras, sem impacto nos preços ao consumidor.

Outro fator que ajudou bastante foi o câmbio e a concorrência dos importados, que baratearam alguns produtos, como carros novos. Por outro lado, os principais "vilões" foram os serviços (9,0%).

O que esperar para 2012? Temos que considerar duas hipóteses. Não ocorrer um agravamento da crise externa, continuando o mundo a crescer pouco, com uma forte incerteza nos mercados: este o cenário mais provável.

Uma política econômica buscando crescimento maior do que os 3% deste ano: essa tem sido a tônica das declarações governamentais.

Com esses cenários, dificilmente teremos um IPCA próximo de 4,5%, embora certamente tenhamos um resultado abaixo dos 6,5% de 2011. Até porque os serviços devem desacelerar, mas não muito, pois os salários e a capacidade de consumir da nova classe média são fatores de sustentação do crescimento.

Mas, como todos sabemos, projeções tem uma razoável margem de incerteza.

Nenhum comentário: