sábado, janeiro 28, 2012

Roteiro de mágoas - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 28/01/12


FÁBIO ZAMBELI (interino)


Rediscutindo a relação com o Planalto ante a degola de apadrinhados em órgãos federais, peemedebistas ensaiam discreta mudança de rota no Congresso. Nas palavras de seus líderes, o principal partido da base de Dilma Rousseff será "mais PMDB e menos governo" na reabertura dos trabalhos, quarta-feira.


Depois de um ano de fidelidade inconteste, deputados da sigla do vice Michel Temer falam em ceder à oposição relatorias de projetos explosivos e de Medidas Provisórias. Discutem ainda remover obstáculos à convocação de ministros sob suspeita. "Terminamos o ano com raiva e começamos com ódio", diz um dirigente.


Calmante Após responder ao estilo desafiador do PMDB com demissão, o Planalto autorizou ontem o ministro Edison Lobão a declarar publicamente que Sergio Machado (Transpetro) fica no cargo. A estratégia serviu para tranquilizar, por ora, o senador Renan Calheiros (AL), padrinho de Machado.


#prontofalei Do senador Delcídio Amaral (PT-MS), em seu Twitter: "Tem partido na base do governo que me faz lembrar o filme 'Dormindo com o Inimigo'".


Currículo Convidado por Aloizio Mercadante para a Secretaria de Educação Básica, César Callegari presidia o Ibsa até a semana passada. O instituto presta consultorias para projetos educacionais.


Prevenção Callegari diz que se desligou da empresa após ter sido sondado para o MEC. Queria evitar conflito de interesse. O ex-deputado afirma ter sido chamado por Mercadante no dia 19, um dia depois de o governo oficializar o ministro no cargo. Seu currículo está na Casa Civil.


Apoio moral Embora não tenha designado ninguém do primeiro escalão para acompanhar in loco o rescaldo da tragédia no centro do Rio de Janeiro, Dilma mantém contato telefônico regular com Sérgio Cabral e Eduardo Paes desde quarta-feira.


Na linha Entre as soluções estudadas pelo Ministério das Cidades para abrigar as famílias expulsas do Pinheirinho está o uso de áreas do patrimônio da União. Para o governo, São José dos Campos teria terrenos ociosos às margens de ferrovias desativadas ou subutilizadas.


Dobradinha Piada que corria ontem entre tucanos que ironizavam a visita de Geraldo Alckmin a Lula no Sírio-Libanês, repetindo o gesto de Gilberto Kassab: "Será que o governador ofereceu um vice para o Haddad?". Um dirigente do PSDB aproveitou a brecha: "Claro, sugeriu o Gabriel Chalita".


Emocional Alckmin presenteou o ex-presidente com o livro "Curar", do neurocientista francês David Servan-Schreiber. A obra trata da "visão holística e integradora da medicina das emoções".


Recall Depois de o PC do B reafirmar a intenção de lançar Netinho de Paula à prefeitura paulistana, ontem, o PRB fará amanhã convenção para referendar Celso Russomanno. Os dois partidos terão mais quatro meses para resistir aos acenos aliancistas de PT, PSDB e PMDB.


Conectadas Na lista de postulantes à sucessão de Antonio Anastasia (MG), Andréa Neves e Renata Vilhena usam e abusam da internet. Enquanto a irmã de Aécio inaugurou blog, a secretária de Planejamento divulga benefícios para o funcionalismo nas redes sociais.


Visita à Folha Milton Seligman, diretor de Relações Corporativas da Ambev, visitou ontem a Folha. Estava com Alexandre Loures, gerente de comunicação.


Tiroteio


"É sabida a pouca relevância do Legislativo, mas o presidente deveria ser o último a colaborar. Abandonar a Casa e não avisar a vice é demais. 'Vada a bordo', Marco Maia."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ) sobre a viagem do presidente da Câmara à Alemanha. O petista não informou sua ausência à vice-presidência, que deveria assumir a Casa no período em que ele permaneceu fora do país.


Contraponto


Quem é ela?


Durante a primeira reunião ministerial do ano, a equipe de Dilma Rousseff discutia o monitoramento por câmeras em aeroportos. A presidente disse:
-Isso é para a gente ver os ministros que estão viajando. Dá para ver se o Paulo Bernardo foi para o Canadá.
Um ministro brincou:
-Só se ele foi procurar a Luíza...
Mulher do titular das Comunicações, Gleisi Hoffmann (Casa Civil) interveio imediatamente:
-Que história é essa?

Nenhum comentário: