sábado, janeiro 14, 2012

Reação corporativa - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 14/01/12



Nos órgãos encarregados de investigar crimes financeiros, como a Polícia Federal e o Coaf, é crescente a preocupação com eventual reação corporativa dos juízes diante do relatório do Conselho Nacional de Justiça. Este detectou uma movimentação de R$ 856 milhões de operações atípicas envolvendo juízes e servidores do Judiciário. O temor é que, a partir de agora, os juízes de primeira instância passem a ser mais exigentes ao autorizar quebras de sigilos nas investigações.

Fogo no circo
Como o presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, anunciou que não vai apoiar os candidatos a prefeito do PT em Niterói e Maricá, setores do partido estão defendendo o rompimento da aliança para reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB). A direção do PT não gostou das declarações do peemedebista, mas tenta colocar panos quentes e acalmar os ânimos. Além de Niterói e Maricá, os petistas querem o apoio do PMDB em Petrópolis, Mesquita, Belford Roxo e Silva Jardim. E também reivindicam que o governador Sérgio Cabral não suba em palanque onde os partidos forem adversários, como fará a presidente Dilma.

"A oposição no Congresso é incapaz de fazer qualquer pergunta diferente do que saiu na imprensa. Sem falsa modéstia, eu era bem melhor” — José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT, sobre o depoimento do ministro Fernando Bezerra (Integração)

ESTILO. Desde que assumiu, o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) não faz qualquer viagem internacional de avião na primeira classe. Ele tomou essa decisão para dar exemplo de que é preciso economizar no custeio. Também por essa razão, ele decidiu reduzir à metade a comitiva de diplomatas que o acompanham nas viagens de trabalho. Agora, em vez de oito funcionários, quatro o acompanham nas missões externas.

Virou samba
O debate da redistribuição dos royalties do petróleo, que incendiou o Senado no ano passado e promete criar muita confusão na Câmara neste ano, é o tema do Bola Preta. A camisa do bloco diz: "O Bola é nosso e o petróleo também".

Braços abertos
O governo brasileiro vai continuar recebendo haitianos aqui. A avaliação do Itamaraty é que essa imigração está ocorrendo porque o Brasil ficou só, enquanto a ONU e outros organismos falharam na ajuda para a reconstrução daquele país.

Avaliação para todos os gostos
A direção do PSDB decidiu fazer uma terceira versão do documento de avaliação do primeiro ano do governo Dilma. O vice-presidente tucano Alberto Goldman havia feito um texto, a pedido do presidente do partido, Sérgio Guerra. O documento, no entanto, foi amenizado antes de ser divulgado, desagradando Goldman e uma ala do PSDB. Foi retirada, por exemplo, a afirmação de que a presidente é tolerante com a corrupção. Agora, haverá balanços do governo Dilma para todos os gostos.

O motivo
Os líderes da oposição, eleitos no Nordeste, não foram ouvir o ministro Fernando Bezerra (Integração), para não criticar uma gestão que leva recursos para obras na região, cuja população cultiva cem anos de ressentimento.

Aposta
A ministra Iriny Lopes (Mulheres) deixará o governo para disputar a Prefeitura de Vitória, mas uma corrente do PT, liderada pelo atual prefeito, João Coser, defende o apoio a Paulo Hartung (PMDB), que não definiu se vai disputar.

FOI DECISÃO PESSOAL da presidente Dilma determinar que o SUS retirasse as próteses de silicone que representam risco à saúde das mulheres.

DESCOLADO. Ministro do STF, Carlos Ayres Britto assistiu, na noite de anteontem, ao documentário "A Música segundo Tom Jobim", de Nelson Pereira dos Santos, em sessão lotada, sentado no chão.

DESPEDIDA. Diz o presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ): "As relações do ministro Mário Negromonte (Cidades) com a bancada foram harmonizadas e ele tem apoio da presidência do PP".

Nenhum comentário: