quinta-feira, janeiro 26, 2012

Pé fora? - SONIA RACY

 O ESTADÃO - 26/01/12


Cresce a pressão contra João Sayad. O economista poderá ser informado, dia 13, durante reunião do Conselho de Administração da Fundação Padre Anchieta, que seu mandato à frente da TV Cultura não será prorrogado. Segundo se apurou, é grande a animosidade de conselheiros e parte do tucanato.

Fala-se até em seu futuro: participação na campanha do petista Fernando Haddad, de quem é amigo.

Pé fora 2?
Consultado pela coluna, Sayad se limitou a dizer que está dedicando 100% de seu tempo à grade de 2012 e a melhores resultados de audiência.

Se sair mesmo, terá a companhia de Claudia Otoni e Ronaldo Bianchi.

Pif-paf
Quem diria! Conhecidos como negociadores duros e agressivos, Pércio de Souza, da Estáter, e Ricardo Lacerda, da BR Partners, viraram bombeiros da crise entre Abilio Diniz e Jean-Charles Naouri.

Buscam soluções para as próximas semanas.

Headquarter
A FGV/Direito quer criar modelo de pesquisa que responda aos desafios da globalização. Para tanto, reunirá, dia 8, diretores de universidades de peso do mundo inteiro.

Entre outras, vão debater a criação de rede multilateral de ensino jurídico. “Mas do ponto de vista dos interesses brasileiros”, explica a professora Maria Lúcia Pádua Lima, organizadora do encontro.

Tarantela
A exposição Tutto Fellini desembarca no Brasil em março – no IMS do Rio.

Com curadoria de Sam Stourdzé, diretor do Museu Elysée Lausanne, a mostra inclui fotos, cartazes, entrevistas gravadas e... documentos inéditos.

Muitas mulheres e nenhum segredo
Até os 30 anos, Hillary Clinton não podia ter cartão de crédito próprio: era obrigada, pelos bancos, a adquiri-lo em nome do marido. Com histórias como esta sobre o papel da mulher na sociedade - – e esbanjando simpatia –, a Secretária de Estado dos EUA abriu a reunião inaugural de seu Conselho Internacional de Liderança Feminina em Negócios.

O encontro, que aconteceu anteontem, em Washington, contou com a participação de poderosas, como Indra Nooyi, CEO da Pepsico, Cherie Blair (mulher do ex-premiê Tony Blair), do Reino Unido, e a única representante da América do Sul, Wanda Engel, superintendente do Instituto Unibanco.

Da capital norte-americana, por telefone, Wanda contou à coluna que foi a primeira a relatar experiências positivas – no caso, do Brasil. Destacou a estratégia de focar na mulher os programas de transferência de renda condicionada: citando a Rede de Proteção Social e, depois, o Bolsa Família como métodos efetivos de diminuição da desigualdade socioeconômica no País.

Como resultado do encontro internacional, foram criados quatro grupos de estudos voltados à população feminina: um de acesso ao crédito; outro ao mercado de trabalho; o terceiro de lideranças; e, por fim, o de capacitação, treinamento e educação – do qual abrasileira, agora, faz parte.

Entre uma apresentação e outra, nos corredores do Departamento de Estado, as líderes perguntavam a Wanda sobre Dilma Rousseff. E ficaram impressionadas com os índices de aprovação da presidente (59%, segundo pesquisa do Datafolha). Wanda, que foi secretária de Estado de Assistência Social na gestão FHC, garantiu que divulgou a notícia “com muito orgulho”.
/DÉBORA BERGAMASCO

Na frente
Atenção: a Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo Estadual fará sua primeira reunião. Amanhã.

Alex Atala pilotou, esta semana, almoço no Plaza Athéné e de Paris. A convite de... Alain Ducasse, que inicia seus Encontros Essenciais para trocas culinárias.

Valdemar Iódice, da Associação Brasileira de Estilistas, participa do Fórum de Davos. Convidado da Apex.

Karina Buhrfazshowde lançamento de seu segundo disco solo. Dia 4, no Auditório do Ibirapuera.

Ziraldo ataca de pintor. Após três anos de trabalho, decidiu expor nada menos que 44 telas. O tema? Super-heróis. Dilma, sua amiga pessoal, é esperada na abertura da mostra - – a partir de março, em Brasília. Dúvida cruel: será a presidente personagem de algum dos quadros?

Nenhum comentário: