domingo, janeiro 01, 2012

Parou por quê? - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 01/01/12
Os números da execução orçamentária mostram que dois dos ministérios abalados por denúncias e consequente troca de comando investiram quase nada em 2011. No Turismo, onde Pedro Novais deu lugar a Gastão Vieira em setembro, o total efetivamente pago até 24 de dezembro representou apenas 0,16% dos recursos autorizados para o período. No Esporte, que assistiu à substituição de Orlando Silva por Aldo Rebelo em outubro, esse índice ficou em 0,55%.
Entre as pastas com percentuais mais expressivos de pagamentos no ano estão Relações Exteriores (46,86%), Defesa (44,25%) e Fazenda (43,06%).

Fora da curva 1 O Ministério do Planejamento afirma que os empenhos (reserva para pagamentos futuros) tanto do Turismo quanto do Esporte foram bastante elevados em 2011, até mesmo superiores à média dos anos anteriores. E que isso comprometeria a ideia de paralisia nas atividades das duas pastas.

Fora da curva 2 Ainda segundo o Planejamento, 2011 foi atípico. "É o início de novo ciclo, com novas ações em andamento que precisam ser planejadas e articuladas com os entes federados", diz a assessoria da pasta.

Não saiu... De Dilma a auxiliares, ao ler na imprensa conjecturas sobre a reforma ministerial deste mês: "Isso não vem nem do primeiro, nem do segundo, nem do terceiro escalão. Isso vem do 'rabogésimo' escalão! O último! Aquele escalão que não tem informação nenhuma!".

...daqui Antes de partir para as férias na base naval de Aratu (BA), Dilma disse ainda a subordinados: "Se vocês lerem qualquer coisa sobre reforma neste período, podem saber que não veio de mim. Porque até a volta eu não vou falar com ninguém sobre este assunto!".

Geladeira Esgotado o prazo previsto no decreto de outubro em que Dilma paralisou os repasses federais para ONGs, fatia significativa dos contratos segue suspensa por determinação do Planalto.

Scanner Segundo o governo, só foram retomados convênios que passaram por inspeção. Contratos ainda não rastreados, mesmo sem sinal de irregularidade, permanecem bloqueados.

Tudo pelo... Em ofensiva para se livrar do carimbo de partido "de elite", o PSDB criará quatro secretarias voltadas para o social este ano.

...social O esforço dos tucanos na tentativa de melhorar sua imagem inclui reunião ampliada, prevista para 14 e 15 de março, com a recém-constituída ala sindical.

Sonho meu Em seu último encontro de 2011, o PSDB fechou prognóstico de que seria possível eleger prefeitos de sete a nove capitais.

Sinal amarelo Em relatório a ser entregue em fevereiro, a Comissão de Turismo, Desporto e Lazer da Câmara fará alerta sobre atrasos em licitações de obras de mobilidade urbana em subsedes da Copa. O estudo, baseado em inspeções dos deputados, é otimista quanto ao ritmo de construção dos estádios.

Escalação
 Geraldo Alckmin autorizou a montagem de grupo multidisciplinar para cuidar da infraestrutura do Mundial de 2014 em São Paulo. Serão recrutados de 10 a 15 técnicos das secretarias envolvidas em programas de transporte, educação e turismo. O governo deve ainda contratar consultorias para temas pontuais.
Quilometragem Em seu primeiro ano de gestão, Alckmin fez 219 viagens e visitou 151 cidades paulistas.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Se Goldman acha o governo Dilma medíocre, o que dirá sobre seu mandato-tampão em SP, cujo maior legado foi uma enrolada licitação do metrô que até hoje penaliza o sucessor?"
DO PRESIDENTE DO PT PAULISTANO, ANTONIO DONATO, sobre o ex-governador paulista ter dito, em artigo publicado na Folha, que o primeiro ano da gestão da presidente petista se caracterizou por uma "sucessão de fracassos".

Contraponto

Despesas essenciais


Depois de roubar o "cofre do Adhemar", em 1969, os colegas mais animados de Dilma na VAR-Palmares sugeriram usar parte dos dólares para festejar a ação.
-Um grupo resolveu fazer uma vaquinha para comprar cerveja. Outros queriam comer camarão- lembra o ex-militante Darcy Rodrigues.
No livro "O cofre do Dr. Rui", de Tom Cardoso, ele conta que interrompeu a festa com um "esporro geral":
-VAR sem um tostão em caixa e os caras pensando em caixinha para a cerveja...

Nenhum comentário: