domingo, janeiro 15, 2012

O maior show de Las Vegas - ETHEVALDO SIQUEIRA


O ESTADÃO - 15/01/12
Nunca uma edição do Consumer Electronics Show, o maior evento mundial de eletrônica de consumo, foi tão rica de inovações, de criatividade e avanços quanto a deste ano. Ela marca a estreia dos televisores de LED orgânico (ou Oled) de grandes dimensões, lançados pelas duas coreanas arquirrivais, LG e Samsung. O que esta feira nos mostra, também, é que 2012 poderá ser considerado o ano dos ultrabooks, os computadores portáteis ultraleves, ultrafinos e ultrarrápidos que concorrerão como MacAir, da Apple.
A linha dos portáteis foi a grande estrela deste CES 2012 porque trouxe, além dos ultrabooks, centenas de opções de novos tablets e smartphones com recursos cada vez mais amigáveis e úteis.

Tanto no caso dos PCs e tablets quanto no dos smartphones essa revolução é devida aos recursos das novas gerações de chips avançados, muito mais velozes e que apresentam baixíssimo Consumo deenergia, lançados pela Intel, da Nvidia, ARM, Qualcomm e AMD, entre outros fabricantes.

A maioria dos grandes fabricantes - Lenovo, HP, Dell, Asus, Toshiba e Sony - tem suas versões de ultrabooks, com recursos sempre mais sofisticados, velocidade muito maior de processamento, telas de toque mais sensíveis, imagens de alta qualidade e baixo Consumo de energia.

Comisso, poderemos usar nossos ultrabooks por mais de 12 horas, sem necessidade de recarregar a bateria.

Num mercado altamente competitivo como o de telefones celulares, a Lenovo e a Motorola anunciaram que produzirão smartphones com chips Intel - empresa que, assim, ingressa no mundo da mobilidade com seus microprocessadores, ainda dominado pela ARM. O grande desafio nessa área é o baixoConsumo de energia.

Supertelevisores. O CES 2012 também marca o lançamento da Ultra Definition (UD), com quatro (4K) e oito vezes (8K) o número de pixels da alta definição atual, a HDTV.

É incrível a perfeição de detalhes dessas imagens desses televisores 4K, ou seja, com 2.160 por 3.840 pixels. Com essa definição, as imagens podem ser ampliadas até o tamanho de 8 metros de diagonal, sem que apareçam os pontos luminosos dos pixels.

Com a chegada dos televisores com tela de Oled de grandes dimensões, o mundo passará a contar com equipamentos realmente sofisticados a partir deste CES2012. Nessa linha, Panasonic, LG, Samsung e Toshiba foram os fabricantes que mais surpreenderam, em especial como lançamento de televisores de 55 polegadas.

O primeiro impacto é o da qualidade das imagens de alta definição, que parece não ter limites, num show de beleza e nitidez, com as novas imagens de ultra definição. O contraste com o negro é o mais realista possível. Seu Consumo de energia é menor ainda que o das telas de LCD. Esses avanços, em especial a nova qualidade da TV, deverão ser responsáveis por um novo impulso nos sistemas de home theater, criando um verdadeiro cinema em casa, além de aplicações educacionais ou de entretenimento, como alternativa ao cinema digital.

Smart TV. Numa evolução iniciada a partir da TV digital na última década, as novidades se multiplicam com uma rapidez na área de televisores. O melhor exemplo é da Smart TV, em particular no caso da TV conectada, que está cada dia mais completa e sofisticada. Estamos diante da fusão total da TV com a internet. Tudo aí depende da disponibilidade de internet de banda larga.

Mesmo sem abandonar a tecnologia Neo Plasma, a Panasonic lançou no CES 2012 seus primeiros televisores de LCD de grandes dimensões e óculos passivos para a TV tridimensional (3D) - adotando tecnologia semelhante à da LG (Cinema 3D).

Na sua série ET5, a Panasonic está lançando 15 televisores de LCD1080p, sendo 13 deles com iluminação de fundo em LED e sete deles com capacidade para imagens 3D.

Para provar que ainda aposta na tecnologia de plasma, a empresa está lançandoparaoanode2012, mais17modelos, sendo 16 para imagens 3D.

A LG anunciou no CES 2012 dois televisores especiais. Um de 55 polegadas LCoS (sigla de Liquid Crystal over Silicon), com ultra definição (UD) e outro televisor ainda maior, com 85 polegadas, 240 Hz, LED, luz de fundo, com resoluções de 2K e 4K.

Ambos os modelos só deverão estar no mercado no final deste ano.

Aquilo que se esperava da Apple foi lançado primeiro em Las Vegas pela Samsung: um televisor com comando de voz, tecnologia Oled, de 55 polegadas.

O ponto alto dessa interface de voz é o uso do microfone e câmera que permite até o reconhecimento facial.

Recorde. Mesmo com a crise econômica que afeta a maioria dos países desenvolvidos, esta feira de Las Vegas bateu todos os recursos e superou todas as demais, em área total, em número de expositores, em inovações e em número de visitantes até porque este ano, pela primeira vez, incorporou a maior exposição de fotografia dos Estados Unidos, a PMA - sigla de Photo Marketing Association.

O que mais impressiona nos lançamentos na área de fotografia são as câmeras digitais compactas, já apelidadas de pequenas notáveis, porque oferecem recursos realmente avançados, como a filmagem em vídeo de alta definição e o foco automático até para as fotos e filmagens em alta velocidade em ambientes com pouca luminosidade ou na obscuridade total.

Nenhum comentário: