quinta-feira, janeiro 19, 2012

O eleitor decide - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 19/01/12


Com o apoio do PMDB, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) vai propor a realização de um plebiscito nas eleições de 2014 para decidir sobre a reforma política. Ontem, o vice Michel Temer deu aval à iniciativa de Miro. Ele também recebeu sinal verde do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e dos líderes do PR, Lincoln Portela (RR), e do PTB, Jovair Arantes (GO), na Câmara. Esse movimento deve paralisar a votação da proposta de reforma relatada pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Ampliar o tempo de propaganda na TV
O texto do projeto que está sendo preparado prevê a ampliação, nas eleições de 2014, do horário de propaganda eleitoral no rádio e na TV. Esse tempo adicional seria usado para debater o conteúdo das propostas de reforma política. Os eleitores teriam de escolher entre o voto distrital, o distritão, o voto distrital misto, a manutenção do voto proporcional e a adoção do voto em lista. E decidir também sobre como será o financiamento eleitoral: privado, como é hoje; exclusivamente público; ou misto, como é nos Estados Unidos. As mudanças aprovadas nas eleições de 2014 seriam implementadas no pleito seguinte, o de 2018.


"Nossa ideia é baixar a temperatura e consolidar a aliança com o PMDB. O problema é o destempero verbal do (Jorge) Picciani” — Edson Santos, deputado federal (PTRJ), sobre a escaramuça entre os dois partidos 

O PROJETO É NACIONAL. O presidente estadual do PT de São Paulo, Edinho Silva, na foto, defende as conversas com o PSD do prefeito Gilberto Kassab para uma aliança em torno da candidatura de Fernando Haddad. Diz que a prioridade tem que ser o projeto nacional. “Uma vitória na capital muda a correlação de forças no quadro nacional para 2014”, disse ele. “Não dá é para o PT não se abrir para o diálogo”, acrescenta Edinho.

Sílfide
A presidente Dilma ficou surpresa ontem ao encontrar o vice do Rio, Luiz Fernando Pezão. Ele emagreceu 22 kg. "Não estou te conhecendo", disse ela. O governador Sérgio Cabral brincou: "Esse é o meu novo vice-governador".

Insatisfação
O PT não gostou da nomeação de Marco Antônio Raupp para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele foi uma indicação pessoal de Aloizio Mercadante, que assumirá a Educação. O partido queria emplacar o deputado Newton Lima (PT-SP).

Faca nos dentes
Enquanto dirigentes petistas criticaram o tom da nota que o partido soltou contra o presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, teve gente que achou pouco. Na reunião da Executiva do PT carioca, segunda-feira, Antonio Neiva, ligado ao senador Lindbergh Farias (PT-RJ), disse que a nota deveria ter sido mais agressiva. No PMDB, com 38 prefeitos no Rio, se diz que a postura de Picciani teve o objetivo de motivar o partido.

Auditoria neles
Três estados declararam, em 2010, não ter aplicado o mínimo de 12% do orçamento em Saúde. Piauí, 11,07%; Paraná, 9,98%; e Rio Grande do Sul, 7,62%. O Ministério da Saúde analisa a veracidade dos dados dos outros 24 estados.

Ainda não
Neste primeiro ano de governo, o ministro Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) nunca despachou individualmente com a presidente Dilma. Agora ele participará de reunião setorial com ela para traçar as metas para este ano.

RETIRO As reuniões setoriais dos ministros com a presidente Dilma estão programadas inclusive para sábado e domingo. Quem representará a Previdência será o secretário-executivo Carlos Eduardo Gabas. O ministro Garibaldi Alves estará de férias.

PRÉVIAS. Apesar do esforço do presidente do PT, Rui Falcão, para que não haja prévias em Fortaleza, o partido continua com seis pré-candidatos.

JÁ FORAM indicados 22 deputados para a comissão especial dos royalties do petróleo. O Rio (9), o Espírito Santo (3) e São Paulo (1) somam 13 votos. O PT (5) e o PMDB (4) ainda não indicaram os seus.

Nenhum comentário: