sábado, janeiro 28, 2012

O dilema de Temer - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 28/01/12


O Vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer tem sido muito cobrado por seu partido nos últimos dias. Querem que ele se defina: ou se restringe a ser o vice, cumprindo um papel institucional, ou assume a condição de chefe de partido. Não dá para ser as duas coisas, argumentam, pois um chefe de partido precisa falar mais grosso. O PMDB avalia que saiu por baixo da crise do Dnocs e a orientação geral agora é para que todos os seus líderes mergulhem.

O recado de Lula para Pimentel
O ex-presidente Lula mandou um recado para o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), e aos que o apoiam. Ele quer que eles parem de tensionar a senadora Marta Suplicy (PT-SP) com essa história de rodízio na vice-presidência do Senado. Grato pela decisão de Marta de não disputar a candidatura à prefeitura de São Paulo com o ex-ministro Fernando Haddad, logo após o carnaval, Lula, ao lado da presidente Dilma e de lideranças petistas, fará um esforço para integrá-la à campanha. Já Haddad, de acordo com correligionários, trata o assunto com desdém. "Se não apoiar, ela fará o quê?", comentou ele.

"Isso é página virada” — Valdir Raupp, senador (RO) e presidente, em exercício, do PMDB, sobre a crise que resultou na queda do diretor-geral do Dnocs

EM CAMPANHA. Os petistas dizem que o ministro Aloizio Mercadante não se limitará a tocar o Ministério da Educação. Candidato do ex-presidente Lula ao governo paulista em 2014, sua intenção é criar programas e metas novas capazes de projetá-lo como grande gestor. Viabilizar um candidato capaz de enfrentar o governador Geraldo Alckmin foi o argumento do ex-presidente Lula para convencer a presidente Dilma a nomeá-lo.

Pela metade
O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), vai poder indicar o novo diretor-geral do Dnocs, desde que o nome escolhido por ele seja técnico e tenha ficha limpa. Esse critério está sendo exigido pela presidente Dilma.

Sem saída
A presidente Dilma quer substituir o ministro Mário Negromonte (Cidades), por achá-lo ineficiente, mas está com dificuldade de encontrar um nome no PP. Dilma quer alguém à altura do ministério e que tenha apoio do partido.

Tudo pelas bases
O ministro Garibaldi Alves (Previdência) leva tão a sério o atendimento a prefeitos do Rio Grande do Norte, seu estado, que costuma pegar o telefone para pedir a seus colegas de ministério que atendam os mandatários potiguares. Seu argumento virou bordão: "Você sabe, não é ministro, que nos pequenos municípios estão os grandes problemas". Contam que, num dia desses, ele saiu de seu prédio a pé para acompanhar um prefeito ao gabinete do ministro Alexandre Padilha (Saúde).

Corpo mole
Inconformados com os rumos da crise no Dnocs, parlamentares do PMDB descartam votar contra o governo no Congresso. Dizem que seria inútil. Mas o que eles podem fazer é, no futuro, dar apoio à convocação de ministros.

O plebiscito
Nas conversas em busca de apoio para a realização de um plebiscito sobre a reforma política, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) tem sido estimulado a propor a consulta para este ano. Haveria mais tempo de TV para esclarecer os eleitores.

O DEPUTADO Ricardo Berzoini (PT-SP) assumirá a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no lugar de João Paulo Cunha (PT-SP).

PAZ ETERNA. Sales Ximenes Aragão, falecido em 5 de abril de 2011, é um dos réus de ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio em 5 de outubro de 2011, seis meses após sua morte. Ele é acusado de fraude em concurso para o MP-RJ.

SOMBRA. A presidente Dilma anda exasperada com o assessor da vice-presidência Rocha Loures. Ele está sempre a cercando nas reuniões.

Nenhum comentário: