sábado, janeiro 07, 2012

Mercado futuro - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 07/01/12


FÁBIO ZAMBELI (interino) 

O Planalto passou a considerar o ingresso de Marta Suplicy na Esplanada via reforma ministerial sobretudo para vitaminar a candidatura de Fernando Haddad. Caso a ex-prefeita seja instalada na Ciência e Tecnologia ou nas Cidades, sua vaga no Senado será do PR -potencial aliado do PT e hoje cortejado por Gilberto Kassab. Ao suplente de Marta, Antonio Carlos Rodrigues, o prefeito ofereceu posto no Tribunal de Contas.

Com a aparente obstinação da cúpula peemedebista em sustentar Gabriel Chalita no páreo, o apoio do PR virou imperativo para turbinar o tempo de TV do petista, ainda desconhecido do eleitorado de São Paulo.

Redução de danos Dilma capitaneou ontem operação de emergência para enfrentar as críticas de paralisia na prevenção dos estragos das chuvas. De quebra, tentou administrar a crise com o PSB, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PE), alvejado por privilegiar seu Estado nos repasses de verbas federais.

Linha direta Segundo interlocutores, a própria presidente conversou com o governador pernambucano Eduardo Campos, que não esconde a irritação com os ataques ao PSB. O governo também orientou aliados a saírem em defesa de Bezerra.

Para lembrar 1 A cúpula do PSB reagiu às declarações do secretário de Comunicação petista, André Vargas (PR). "Ele deveria ser secretário de comunicação do José Dirceu, e não do PT", diz um líder socialista. Em 2011, Dirceu questionou as alianças patrocinadas por Eduardo Campos nas capitais.

Para lembrar 2 O ex-ministro também agiu para desidratar a vitoriosa campanha de Ana Arraes, mãe do governador, ao TCU.

Pescaria Depois de passar dois dias criticando o titular da Integração Nacional, André Vargas permaneceu horas ontem incomunicável. Estava em alto-mar.

Agenda casada Geraldo Alckmin entregou ontem à tarde 784 moradias do programa de reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco na Serra do Mar. Horas antes, José Serra deu entrevista em que citava o projeto como exemplo mundial de prevenção às chuvas e criticava o governo federal.

Filtro 1 Encerrado o prazo de recursos, o PSDB paulistano analisa 68 pedidos de militantes excluídos da lista de 21.800 aptos a votar nas prévias de março. Após submetê-los a uma comissão, o partido encaminhará a relação derradeira ao TRE-SP, a fim de unificar o cadastro.

Filtro 2 Com a medida, deverão ser definitivamente desligados da sigla 25 mil eleitores que constam nos registros da Justiça Eleitoral, embora não tenham sido recadastrados em 2009.

Intrusos Ainda assim, tucanos temem a interferência de seis vereadores que deixaram a legenda em março rumo ao PSD, PV e PSB e seus respectivos cabos eleitorais na consulta interna.

Itinerante A despeito da operação policial na Cracolândia, o TJ-SP mantém o projeto de instalação de postos móveis no centro de São Paulo. A ideia é levar juízes, assistentes sociais e médicos para abordagem de usuários de drogas, analisando a internação compulsória.

Desagravo O Sindicato dos Delegados fará ato público no dia 19 em apoio a Frederico Costa Miguel, exonerado da função após acusar juiz de dirigir embriagado quando respondia pelo 1º DP de São Bernardo do Campo.

com LETÍCIA SANDER e FLÁVIO FERREIRA

tiroteio

"Ao reduzir juros, o governo fica vulnerável no controle da inflação via política monetária, o que pode afetar o equilíbrio da economia. Dilma deixou o BC de calças curtas."

DO DEPUTADO PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM), sobre o Banco Central ter abandonado a estratégia de alta de juros temendo freada na economia, o que teria contribuído para que a inflação fechasse 2011 no teto da meta -6,5%.

contraponto

Programa de sábado

Quando prefeito de Pindamonhangaba, em 1977, Geraldo Alckmin resolveu comandar um mutirão de limpeza de córrego em pleno final de semana. De botina e retirando lixo do curso d'água sob sol escaldante do meio-dia, o então peemedebista e sua equipe eram observados pelos moradores da cidade.

De repente, um colega de faculdade de Alckmin, que cursava medicina à época, passou num jipe, sorridente e exibindo a nova namorada. Para espanto geral, gritou:

-Essa moleza vai acabar, prefeito!

Nenhum comentário: