terça-feira, janeiro 17, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 17/01/12



Interior de São Paulo lança marcas de franquias

O interior de São Paulo começa a despontar como polo de origem de marcas que se lançam no mercado de franquias, segundo dados da consultoria especializada Vecchi Ancona.

Se no passado as redes tradicionais procuravam cidades do interior para levar suas bandeiras, neste ano, dezenas de marcas nascidas nessa região devem iniciar seu processo de expansão por meio de franquias.

"Essas regiões, até pouco tempo, não eram significativas em franquias", afirma Paulo Ancona, sócio da consultoria, que cita cidades como Ribeirão Preto, Guaratinguetá, São José dos Campos, entre outros, como as fontes de negócios.

Enquanto o setor em geral cresceu 14% em 2011, as franquias nascidas fora das grandes cidades avançam em torno de 20%, segundo estimativas da consultoria.

O comportamento mais comum é procurar fortalecer o negócio antes de inaugurar unidade na capital, mercado considerado mais difícil pelos "jovens franqueadores".

"Queremos abrir na capital depois de ter dez lojas no Vale do Paraíba. É preciso estar bem estruturado", diz William Freitas, da rede de choperias O Patrão, que tem pontos em Taubaté e Guaratinguetá e está em fase de formatação de franquias. A meta é alcançar 25 lojas em cinco anos.

A rede de moda feminina Letage, de Ribeirão Preto, que já tem mais de dez anos, agora terá franquias, segundo Alessandra Bonfiglioli, diretora da marca. "Em São Paulo, a meta é ter loja própria, para controlar mais. As outras pretendemos levar para Centro-Oeste, Sudeste e Sul".

BOLINHA AMARELINHA

Os hábitos de compra de roupa de banho da mulher brasileira diferem dos de consumidoras estrangeiras, segundo estudo que a fabricante de fios Lycra vai divulgar a confecções clientes a partir desta semana.

As brasileiras são as que mais lavam as peças (86%) depois do uso, penduram para secar (67%) e enxaguam (60%). Isso ocorre porque elas querem que durem mais de um verão, segundo Luiza Barros, executiva da Invista, empresa dona da marca Lycra.

"As americanas não se importam tanto", diz. A pesquisa abordou 2.576 consumidoras de países como Estados Unidos, Alemanha, França e outros.

Qualidade é o primeiro critério adotado na compra, que geralmente é planejada, segundo a pesquisa. "A mulher brasileira está mais exigente, e os atributos identificados pela pesquisa são alta qualidade, conforto e caimento", diz Nicésio Cascone, vice-presidente de operações para as Américas da Invista.

BANDEIRA ESPANHOLA

O grupo espanhol Serhs, que no Brasil atua com dois hotéis no Rio Grande no Norte e um recém-incorporado em Guarulhos, inicia seu projeto de expansão no país.

A empresa pretende incorporar dois ou três hotéis por ano e chegar a 2015 com 15 unidades.

"São Paulo é nosso principal interesse", afirma o diretor da divisão de hotéis do grupo, Josep Maria Bagudà.

Outros Estados do país, como Rio de Janeiro e Santa Catarina, também estão em análise.

As atuais três unidades do Brasil representam cerca de 30% do faturamento do setor de hotéis do grupo.

Bagudà afirma que os negócios da empresa no país não ficarão restritos a esse segmento. "Trabalhamos com agências de viagens, distribuição, catering... Não descartamos nenhuma dessas possibilidades."

Combustível... A Petrocenter, especializada na formação de profissionais para a área de petróleo e gás, abre nas próximas semanas sua segunda unidade no Estado de São Paulo, em Santos.

...em sala Em 2012, a companhia voltará suas atenções para a região do Vale do Paraíba. Além de nova franquia em Taubaté, analisa a instalação de unidade em São José dos Campos, segundo o proprietário da rede, Samuel Pinheiro.

Costura As vendas do comércio atacadista de tecidos registraram queda de 2,8% na primeira quinzena de janeiro, ante igual período de 2011, segundo o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinho de SP.

Economia... O Banco do Brasil vai inaugurar nesta quinta-feira, em caráter experimental, sua primeira unidade com sistemas que diminuem em até 20% o consumo de energia elétrica e em 30%, o de água, em São Paulo.

...bancária Até o final deste semestre, a região metropolitana de Fortaleza (CE) recebe a segunda filial do projeto, que prevê coleta seletiva e ventilação natural, segundo o banco.

Parceria ilustrada A Fox Film acaba de fechar acordo com o Rei do Mate para que a rede comercialize seu produto com copos ilustrados por personagens da produtora. A expectativa é que sejam produzidos 2,2 milhões de unidades até o final de fevereiro.

Casa... O gasto médio do brasileiro com móveis e artigos de decoração cresceu 56% nos últimos dez anos e chegou a R$ 41 bilhões, de acordo com estudo da consultoria Data Popular.

...decorada As regiões Sudeste, Nordeste e Sul concentram a maior parte do consumo, com 46,7%, 20,9% e 18,9%, respectivamente. O levantamento foi feito com 5.000 pessoas em todos os Estados do país.

Em operação O primeiro motogerador a etanol da Estação da Marinha Antártica Comandante Ferraz, desenvolvido com tecnologia brasileira pela VSE (Vale Soluções em Energia), acaba de entrar em funcionamento.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: