domingo, janeiro 29, 2012

Heróis anônimos - JOSUÉ GOMES DA SILVA


FOLHA DE SP - 29/01/12

Em 29 de janeiro de 1943, há exatos 69 anos, os presidentes Franklin Roosevelt, dos EUA, e Getúlio Vargas, do Brasil, encontraram-se na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Dentre o que foi tratado, o envio de tropas brasileiras aos combates da Segunda Guerra Mundial, na Europa.
O tema era pertinente a um dos capítulos mais heroicos da história de nosso país, escrito com muita coragem e determinação na defesa dos ideais de liberdade: a saga da FEB (Força Expedicionária Brasileira).
Segundo o Cpdoc (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil) da FGV, a Força foi constituída em agosto de 1943, sob o comando do general-de-divisão João Batista Mascarenhas de Morais. Seu emblema era uma cobra fumando, desafiando os que diziam ser mais fácil uma serpente fumar do que o Brasil entrar no conflito.
As primeiras vitórias de nossos pracinhas, designados para combater na Itália, ao lado das forças dos Aliados, aconteceram em setembro de 1944, com a ocupação de Massarosa, a tomada Camaiore e a queda de Monte Prano.
Em 1945, eles foram decisivos na tomada de Monte Castello, Castelnuovo e Montese, um dos últimos bastiões de resistência das tropas alemãs. Em 2 de maio, felizmente, terminaram as hostilidades na Itália e, no dia 7, a assinatura da rendição definitiva da Alemanha, pôs fim à guerra em território europeu.
A trajetória dos cerca de 25 mil soldados da FEB foi heroica, e somos gratos aos que retornaram em segurança e aos 454 homens que deixamos sepultados na Itália, no cemitério de Pistoia.
Oportuno lembrar, neste 29 de janeiro, o encontro de Vargas e Roosevelt e toda a trajetória dos pracinhas brasileiros. Precisamos valorizar os grandes feitos nacionais, em todos os setores.
A FEB, nem sempre evidenciada de modo proporcional ao seu real significado, é referência da tenacidade de nosso povo. Somos gente capaz de superar os mais difíceis obstáculos, como ocorreu nas crises econômicas de 2008/2009 e como se observa neste momento de incertezas econômicas no hemisfério Norte.
É importante que nós, brasileiros, acreditemos cada vez mais em nossas potencialidades e possibilidades. Querem mais um exemplo? Neste mesmo 29 de janeiro, em 1886, há 126 anos, Karl Friedrich Benz obteve a primeira patente de um automóvel a gasolina. Foi um marco. Neste século, o Brasil desenvolveu o carro flex, estabelecendo nova era tecnológica na indústria automotiva.
Heróis das guerras, das fábricas, das universidades, do comércio, dos serviços, da agropecuária, das empresas e das casas fazem a história de nosso povo, predestinado a ser vencedor.

Nenhum comentário: