sexta-feira, janeiro 13, 2012

A fila anda - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 13/01/12


FÁBIO ZAMBELI (interino)


Mesmo preocupado em colaborar na cracolândia, o governo de Dilma Rousseff já admite que São Paulo terá ritmo mais lento de integração ao plano federal de combate ao crack. Recife, Salvador, Brasília, Rio e Porto Alegre devem sair à frente no programa, adotando medidas como monitoramento por câmeras das áreas tomadas por usuários em vez de ação policial ostensiva.

Reunido ontem com Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) desviou da polêmica acerca dos métodos da PM para expulsar viciados do centro paulistano e ofereceu apoio ao encaminhamento de dependentes à rede do SUS.

Caderninho Antes da conversa sobre cracolândia, Dilma pregou no Bandeirantes parceria com governos estaduais "independentemente de quaisquer intempéries". No entorno da presidente, a frase foi interpretada como recado sutil a Alckmin, que não a avisou da operação.

Chá das cinco O clima ontem no Congresso para o depoimento de Fernando Bezerra era de confraternização geral. Quando o ministro anunciou que o PMDB foi o partido mais aquinhoado com emendas na Integração Nacional, seguido do PT, o peemedebista Henrique Alves, sentado no plenário, ergueu as mãos e foi aplaudido.

Deixa assim Aliados anotaram: Bezerra insistiu em dividir com o Planalto a fatura de quase todas denúncias levantadas contra ele.

Mobiliário De um dirigente do PMDB, relativizando a ansiedade da sigla com o Ministério da Ciência e Tecnologia: "Dilma não tira o PT nem de cadeirinha. Imagine de uma mesa, e das grandes".

Revezamento O PT marcou para dia 24 reunião em Brasília na qual tentará estabelecer rodízio na liderança de sua bancada na Câmara até 2013. Os nomes colocados são os de José Guimarães (CE) e Jilmar Tatto (SP). O atual líder, Paulo Teixeira (SP), acredita em acordo.

Sigilo O Ministério da Saúde baixou portaria que proíbe a divulgação dos dados de gestantes contempladas com ajuda de custo para pré-natal. Com a medida, o governo tenta encerrar a polêmica com ala do PT refratária à MP da Rede Cegonha. Militantes que defendem o aborto temiam que a medida permitisse o acompanhamento externo das gestações.

Terceiro O pré-candidato do PT à Prefeitura de Porto Alegre, Adão Villaverde, ganhou uma janela de visibilidade esta semana. Com Tarso Genro de férias e o vice-governador Beto Grill (PSB) em viagem, assumiu o governo gaúcho interinamente. O petista preside a Assembleia.

Novo round Em ação contra a redução da tarifa da inspeção veicular que corre na Fazenda Pública, a Controlar questiona o estudo da Fipe usado por Gilberto Kassab (PSD) e evoca pareceres do jurista Marçal Justen Filho e da FGV. A empresa diz que a alteração proposta pelo prefeito de SP desequilibra financeiramente o contrato.

Dote Abrindo ofensiva para deter o desembarque de aliados em ano eleitoral, Kassab aposta nos 32 cargos recém-criados na Secretaria Especial da Copa para atrair definitivamente o PC do B à coalizão que pretende liderar.

Supercódigo Comissão que redige o anteprojeto do novo Código Penal pretende rever normas de leis específicas, como as de trânsito e de crimes financeiros. O objetivo é dar uniformidade à legislação, que hoje prevê para autores de lesão corporal a mesma pena para quem destrói planta ornamental.

tiroteio

"O Brasil pode ter política externa simpática aos mais pobres, financiar obras em vizinhos e enviar missões militares. Mas não precisa se tornar uma espécie de Febem do mundo."

DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre as críticas sofridas pelo governo brasileiro em razão da adoção de medidas para restringir o ingresso ilegal de haitianos no país em busca de emprego.

contraponto

Meritocracia

Em solenidade, ontem, no Bandeirantes, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, pediu aplausos para os 151 anos do banco. Vários funcionários se levantaram, mostrando ocupar metade dos assentos reservados a autoridades.

Minutos depois, Dilma Rousseff acenou para o grupo:

-É tempo de festa, mas também de pensar nas 400 mil moradias que precisamos viabilizar além da meta...

Um funcionário da instituição brincou:

-Nossa, nem deu tempo de assoprar as velinhas e já tem mais trabalho na mesa?

Nenhum comentário: