quarta-feira, janeiro 18, 2012

É simples assim - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 18/01/12

É intensa a disputa de poder entre o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, e o diretor de Relações Institucionais do Comitê Olímpico Brasileiro, Agemar Santos. Este tem ido direto ao Ministério do Trabalho e à Receita Federal resolver pendências. Fortes gostaria que as gestões passassem por ele. Ao sair de uma reunião no Planalto, sexta-feira, Fortes disse a um amigo: "Ele quer furar a APO, e o meu papel é furá-lo".

Dilma: “Não tem reforma”
A presidente Dilma, na audiência com o vice Michel Temer, informou que as mudanças na equipe serão limitadas a quatro pastas. Os ministros Fernando Haddad (Educação) e Iriny Lopes (Mulheres) vão concorrer em São Paulo e Vitória. Para substituir Aloizio Mercadante, que vai para a Educação, a presidente quer um nome técnico na Ciência e Tecnologia. Nesse perfil, os nomes mais fortes são o do deputado Newton Lima (PT-SP), ex-reitor da Universidade de São Carlos, e o do presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antonio Raupp, ex-presidente da SBPC. Na pasta do Trabalho, a experiência parlamentar favorece o nome do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS).

"O PMDB não quer tirar o espaço de ninguém na reforma ministerial” — Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara (RN) e candidato a presidente da Casa em 2013

REGULARIZAÇÃO. O presidente do INSS, Mauro Hauschild, reuniu-se ontem com o prefeito Eduardo Paes para acertar a venda de um terreno do instituto, em Bangu, que foi invadido e abriga hoje três mil famílias. Eles também discutiram a alienação de outros imóveis do INSS no Centro, na Tijuca e em Santa Teresa. Hauschild propôs ainda a possibilidade de permuta de imóveis entre o instituto e a prefeitura, ressaltando que em alguns locais existe carência de agências da Previdência Social.




Imobilizado
O secretário Moreira Franco (SAE) fala sobre a demanda para promovê-lo: "Esta é uma informação de antes da pedra da vesícula do vice-presidente Michel Temer. Era em outro contexto. No momento, estou absolutamente parado".

Sobrevivente
Diante da resistência no PP ao retorno de Márcio Fortes e do fato de a presidente Dilma não simpatizar com as sugestões do partido, sua opção foi a de manter à frente das Cidades o atual ministro, Mário Negromonte.

Partido em duas linhas
A divisão interna do DEM levou ao surgimento do PSD. Agora, outro partido de oposição se divide. O PPS saiu de seu último congresso tendo duas alas: a que pretende amarrar o futuro da organização à candidatura presidencial de José Serra; e os que se autointitulam independentes, cuja preferência seria apoiar uma candidatura como a de Marina Silva (ex-PV). Uma turma faz oposição. A outra vê méritos nos governos petistas.

A linha
A expectativa da presidente Dilma para a reunião ministerial de segunda-feira não é o da prestação de contas. Ela já tem informações sobre o primeiro ano de gestão. Dilma quer debater o futuro e ouvir propostas de novos programas.

Na lida
Em Havana, onde foi preparar a visita da presidente Dilma a Cuba, o ministro Antonio Patriota e o chanceler Bruno Rodrigues se reuniram para tratar de cooperação em energia, agricultura, infraestrutura, saúde e farmacêuticos.

DEPOIS de 15 dias da tragédia das chuvas em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, o senador Aécio Neves (PSDB) visitou ontem o município para prestar solidariedade. Estava de férias em Paris.

O CANDIDATO do PSDB à prefeitura do Rio, Otávio Leite, quer deflagrar sua campanha no mês que vem. "Os outros candidatos já estão na rua, temos que colocar o nosso bloco em campo", diz Leite.

O DEPUTADO Alessandro Molon (PT-RJ) nega que deseje concorrer à prefeitura do Rio. "Quero ajudar o PT a reencontrar seu rumo no Rioõ, disse ele, que é contra o apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes.

Nenhum comentário: