sexta-feira, janeiro 27, 2012

Dutra na Petrobras - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 27/01/12


O ex-presidente do PT José Eduardo Dutra está voltando para o governo federal. Em processo final de recuperação de um câncer de pele, Dutra vai ocupar uma nova diretoria da Petrobras, a Corporativa, que será criada pela nova presidente, Graça Foster. Na década de 80, Dutra trabalhou como geólogo numa subsidiária da estatal. No governo Lula, ele presidiu a Petrobras (2003 a 2005) e também a BR Distribuidora (2007 a 2009).

A presidente surfa na popularidade
O PT e o PMDB estão irritados com as recentes atitudes da presidente Dilma. Ela ignorou os petistas ao indicar o novo ministro de Ciência e Tecnologia. Passou por cima do PMDB na queda do diretor-geral do Dnocs. Até no PSB há ressentimento pelo fato de o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração) ter ido se explicar no Congresso, enquanto o Planalto fez uma operação para blindar o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento). A impressão dos políticos é que ela mira a opinião pública e não dá satisfação aos partidos. É grande o ressentimento e alguns aliados dizem que um dia chegará a hora do troco.

"O que aconteceu em Pinheirinho foi uma barbárie” — Dilma Rousseff, presidente da República, ontem, em reunião com os movimentos sociais, no Fórum Social Mundial Temático de Porto Alegre (RS)

SANGRIA ESTANCADA. O vice-presidente Michel Temer, na foto com a presidente Dilma, teve participação decisiva na demissão do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto. Ele aconselhou o líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), a baixar a bola e recuar. A presidente Dilma não gostou de ser desafiada por Alves, e este ficou com medo de comprometer seu projeto prioritário, que é o de se eleger presidente da Câmara.

Direitos humanos
O Itamaraty, por recomendação da presidente Dilma, avisou ao governo de Cuba que daria o visto pedido pela blogueira Yoani Sánchez, e recebeu a sinalização da administração Raúl Castro de que ela será autorizada a deixar a ilha.

Abusados
O governo brasileiro não vai assumir qualquer risco na Copa do Mundo relativo a catástrofes naturais, como quer a Fifa. O Brasil não fará concessões como as aceitas pela África do Sul. O nosso parâmetro é igual ao que a Alemanha ofereceu.

Geddel diz que não lutará pela Sudene
Vice-presidente da CEF, Geddel Vieira Lima diz que não pretende fazer qualquer movimento para tentar manter no cargo o atual presidente da Sudene, Paulo Sérgio Fontana. Ele nega uma eventual crise, como a ocorrida no Dnocs. "Afilhados, só os da pia batismal. Eu era ministro e nomeei quadros qualificados. Já não sou mais ministro, podem substituir todos que quiserem. Nunca pedi a permanência de ninguém no governo", afirma.

Vai que é tua
Egresso de uma turbulência em sua pasta, o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração) conseguiu não se contaminar com a crise no Dnocs. Ele a jogou no colo do líder do PMDB, Henrique Alves (RN), que a abraçou com vontade.

Na arquibancada
Promovido a virtual candidato a presidente em 2014 pelo ex-presidente Fernando Henrique, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) está parado, esperando para colher os frutos políticos provocados pelo desarranjo do governo Dilma.

O LÍDER do PSOL, Chico Alencar (RJ), vai a São José dos Campos (SP), dia 2, para discursar contra a violência e pelo direito à moradia. "Será a abertura "solene" do ano legislativo do Brasil real", diz ele.

O MINISTRO Gastão Vieira (Turismo) apresentou anteontem para a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) o sistema de monitoramento online de sua pasta, em funcionamento desde o dia 12.

OS SERVIDORES da Presidência da República estão revoltados. Os dois restaurantes self-service do Palácio do Planalto aumentaram 25% o preço do quilo. Muito acima da inflação, que em 2011 foi 6,5%.

Nenhum comentário: