terça-feira, janeiro 03, 2012

A dor de cabeça - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 03/01/12


O ex-ministro Ciro Gomes é uma fonte permanente de preocupações no Planalto. A presidente Dilma trabalha com a hipótese de que o aliado pode criar confusão na sucessão de 2014. Mesmo que ele não tenha o apoio do PSB, o fato de ele já ter disputado a Presidência e ser um nome forte o habilita para voltar a concorrer por um outro partido. Para os estrategistas do governo, o ideal é que a confusão fique apenas no campo da oposição.

São Paulo na linha de tiro
Os governadores da maioria dos estados estão cobrando da presidente Dilma o envio, no primeiro semestre, de uma reformulação do processo de arrecadação do ICMS produzido pelo comércio eletrônico. Pelas regras atuais, a parte do Leão fica com o estado de São Paulo, que hospeda a maioria dos sites de venda do país. As mudanças ainda estão em análise, mas esses governadores já receberam a garantia de que uma parcela desse ICMS será repassada para o estado do consumidor. Os paulistas, no governo Dilma e fora dele, petistas ou tucanos, fazem pressão e estão segurando a edição de nova regulação do e-comércio.

"O PSD é um partido feito por pessoas que não têm uma história” — José Agripino, senador e presidente do DEM (RN), partido que perdeu 17 deputados federais, um senador, e um governador para o PSD

PROMOVIDO. O ministro Luiz Sérgio (Pesca) teve um dia de ministro da Aviação Civil. Passageiros irritados com o caos aéreo ontem, no Santos Dumont, reconheceram Luiz Sérgio e passaram a reclamar com ele da situação do aeroporto. Ele até tentou se esconder atrás de um livro, mas não teve jeito. Foi reconhecido. E acabou saindo de fininho. A chuva e o grande movimento da volta do feriado provocaram os atrasos.

Passivo
O governo vê na briga por terras das comunidades quilombolas uma das pautas mais explosivas da área social. Ontem, integrantes de uma comunidade protestaram na entrada da base naval onde a presidente Dilma passa as férias.

Embate adiado
A discussão sobre o reajuste dos aposentados, que quase derrubou a votação do Orçamento, volta à pauta em fevereiro. A negociação será conduzida pelos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e Garibaldi Alves (Previdência).

Sem chance de poupar Kassab
Apesar de uma corrente do PT paulistano defender um pacto de não agressão com o prefeito Gilberto Kassab (PSD), de olho em uma aliança em eventual segundo turno nas eleições do ano que vem, dirigentes do partido afirmam que é impossível fazer uma campanha para a prefeitura de São Paulo sem bater em sua administração. A cautela também se deve ao fato de o PSD ser aliado do PT Brasil afora.

Carga petista
Uma ala do PT está trabalhando ativamente para fazer do deputado Newton Lima Neto (PT-SP), ex-reitor da Universidade de São Carlos, o ministro da Ciência e Tecnologia. Se isso ocorrer, o ex-deputado José Genoino volta à Câmara.

Enigmático
O secretário de Assistência Social do Rio, Rodrigo Neves, fala das eleições para a prefeitura de Niterói: "Estou focado no trabalho na secretaria. Candidaturas só se definem em junho. Acho que chegaremos a um candidato sem disputa".

FECHADO PARA BALANÇO: Aproveitando as férias da presidente Dilma, os ministros debandaram. Não há vivalma na Esplanada dos Ministérios.

O GOVERNADOR Sérgio Cabral (RJ) escreve dizendo que "não se candidatará ao Senado novamente". Ele diz que cumprirá todo seu mandato com o objetivo de reconstruir o Rio e garantir a pacificação, comandada pela Segurança Pública.

BANDEIRA. De olho nas eleições do ano que vem, o PMDB organiza o lançamento de uma Frente Parlamentar de Fortalecimento da Gestão Pública.

Nenhum comentário: