quarta-feira, janeiro 04, 2012

De volta ao público - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 04/01/12

Dia 29 de fevereiro, a academia Estação do Corpo, na Lagoa, no Rio, baixa as portas. Em março, retira os equipamentos. Dia 2 de abril, a área, de 18.000m², será devolvida ao estado, que a repassará à prefeitura.

Prioridade de Dilma

A prioridade de Dilma, na volta das férias na Bahia, será a organização da Rio+20, a conferência mundial sobre meio ambiente marcada para junho. A presidente teme que poucos chefes de Estado venham.

Mercado em alta

A editora 3R Studio, de revistas sobre festas (“Inesquecível Casamento”, “Inesquecível Festa infantil & Teen” etc.), lança em março uma publicação destinada às uniões homoafetivas. Vai se chamar “Momentos inesquecíveis”. A capa de estreia será com Carlos Tufvesson e André Piva, que se casaram em novembro, com festa no MAM.

Lá e cá

Acredite. Só no dia 30 de dezembro, 32 brasileiros foram ao nosso consulado em Buenos Aires se queixar de furtos. Deve ser terrível... você sabe.

Acabou em samba

O bloco Lima é Tio Meu, da turma da Lapa que cultua a obra de Lima Barreto (1881-1922), decidiu “homenagear” Carlos Lupi, o ex-ministro, no carnaval. Trecho da marchinha, de Jorge Curuca: “Dilma, eu te amo/O teu esporro é meu prazer (...)/Sou teu capacho, palhaço, pelego/Não posso perder esse emprego/Doce ministério, meu Éden, meu céu/Me deixa ser teu Pimentel...”

Crônicas de música Nelson Motta, depois de nove livros pela Objetiva, aceitou proposta da Saraiva para publicar 50 crônicas sobre música, de 1966 para cá. Começa com Clementina de Jesus e chega a Marcelo D2. Lança em setembro.

O CENÁRIO DA AVENIDA Presidente Vargas lembrava um pouco, ontem, o da Champs-Élysées, em Paris. Repare na foto do leitor Carlos Henrique Vieira Damasceno. As árvores, nestes dias de início de verão, estão repletas de folhas amareladas. O gerente de Arborização da Fundação Parques e Jardins, Roberto Okabayashi, diz que a troca da folhagem deveria ter ocorrido no inverno, mas por causa das mudanças climáticas no mundo, acontece só agora. As árvores da imagem são figueiras (Ficus religiosa), originárias da Índia. Foram introduzidas na cidade pelo engenheiro e paisagista francês Auguste Marie Françoise Glaziou (1833-1906), na segunda metade do século XIX. Aliás, Okabayashi lembra que, reza a lenda, teria sido sob a copa de uma frondosa figueira que Buda recebeu sua iluminação.

País doente
Em avaliação aqui, Edmar Bacha deu 5, lembra?, a 2011. Após elogiar Dilma (“É séria e não há crise como lá fora”), o economista condenou, entre outras questões, “a saúde em frangalhos e o protecionismo de volta”. Agora, Bacha teme que os problemas prossigam este ano, a julgar pelo anúncio do ministro Alexandre Padilha de reservar 25% do mercado à indústria local de equipamentos médicos.

Para Bacha...

O governo gastará “o meu, o seu, o nosso para que seus apadrinhados produzam mais cacarecos a preços mais altos, ao invés de importar equipamentos melhores e mais baratos”.

Tragédia nas alturas

Fez um ano ontem que o escalador brasileiro Bernardo Collares, 46 anos, desapareceu no Monte Fitz Roy, na Argentina. Seu corpo jamais apareceu.

De volta para casa
Depois de 14 anos no Brasil, o padre André Hombrados, que dirigiu a Pastoral Carcerária, resolveu voltar à França. É protesto contra a decisão da Igreja de transferi-lo para uma paróquia em Xerém, na Baixada Fluminense, onde teme por sua vida.

Cartão para merenda

A partir de fevereiro, a Secretaria estadual de Educação do Rio vai usar cartão de crédito corporativo nas escolas para compra de merenda e gastos com manutenção. Quer controlar melhor as despesas. As escolas recebem cerca de R$ 350 mil por ano.

Morar no Rio

Veja como o mercado de imóveis no Rio está aquecido. O ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), tributo que melhor reflete a alta de preços no setor, subiu 12% em valores reais em 2011.

Leite derramado

Domingo, às 9h, a Secretaria estadual de Obras do Rio vai implodir o resto do imóvel da antiga fábrica da CCPL, em Benfica. Usará 250kg de dinamite. O local ganhará apartamentos e áreas de lazer, com praças e uma quadra poliesportiva.

A saideira

Cícero, o garçom no Nova Capela, no Rio, pendurou a bandeja. Há três anos, ensaiou uma aposentadoria, mas acabou voltando ao batente na Lapa. O cearense, um dos mais queridos garçons da cidade, planeja abrir um bar em São Gonçalo, onde mora. Que seja feliz.

Nenhum comentário: