sábado, janeiro 28, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Desonerações sempre podem acontecer”
Secretário da Receita Federal, Carlos Barreto, sobre medidas em caso de crise

ALVES SE DISTANCIA DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Está por um fio a candidatura à presidência da Câmara do líder do PMDB, Henrique Alves (RN), com a metralhadora giratória que ele acionou na tentativa de manter o aliado Elias Fernandes diretor-geral do Dnocs, órgão de combate à seca. Ele desafiou a presidente Dilma a “brigar com o PMDB”, apesar do caráter pessoal da causa inglória, e ainda queimou pontes com outros partidos, ao defender a demissão de ministros do PT e do PSB antes que seu protegido fosse defenestrado.

EU SOZINHO

Henrique Alves falou em nome de todo o partido, no desafio a Dilma, mas nem mesmo a bancada que ele lidera apoiou suas palavras.

TIROS A ESMO

No Twitter, Henrique Alves apontou ministros na fila das demissões: Fernando Bezerra (PSB), Fernando Pimentel e Paulo Bernardo (PT).

BRIGA DESIGUAL

Henrique Alves mirou no PT do ministro das Comunicações e alvejou também uma adversária poderosa: a mulher dele, Gleisi Hoffmann.

PT NÃO QUER

A jornalistas, em dezembro, o atual presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que o apoio à eleição de Alves era questão “em aberto” no PT.

INTEGRAÇÃO: SECRETÁRIO QUE FEZ EDITAL DEVE CAIR

Após o cancelamento do edital de licitação para o Trecho 5 da transposição do Rio São Francisco, cujo valor é estimado em R$ 750 milhões, o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, Augusto Wagner Padilha, deve mesmo ser demitido. A ele são atribuídos “jabutis” no edital que favoreceria empresas do Paraná e do DF. O cancelamento foi ordenado pelo Tribunal de Contas da União.

ALTERAÇÕES

Por ordem da Casa Civil do Planalto, o novo edital sofrerá alterações para desfazer suspeitas de direcionamento.

BILHETE AZUL

Augusto Wagner Padilha está em férias, por isso ainda não caiu. Volta na próxima semana, início de fevereiro, e deve receber o “bilhete azul”.

LOROTA NO FORNO

O secretário Padilha vai para casa “voluntariamente”, assim como o diretor-geral do Dnocs deixou o cargo “em função da reestruturação”.

TENTANDO SALVAR O PESCOÇO

O presidente da Transpetro, Sergio Machado, com a corda no pescoço, aproveitou o acidente de vazamento do óleo em Tramandaí (RS) para mostrar serviço. Até se mandou para a cidade gaúcha. Mas o TCU está de olho na contratação de serviços de emergência a preços abusivos.

MINISTRO NO BATENTE

Até alguns amigos de Edison Lobão (Minas e Energia) o imaginavam no exterior, talvez porque sabem que ele merece uma pausa, mas o ministro continua no batente, em seu gabinete de Brasília.

GOVERNADOR VIRTUAL

O medo de vaia, igual a Lula no Maracanã, em 2007, afasta Sérgio Cabral das ruas do Rio, desde a enchente do ano passado. Até sexta, ele acompanhava pelo telefone o resgate das vítimas do desabamento.

FISIOLOGISMO

Do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), sobre a briga de Henrique Alves para manter o diretor do Dnocs: “O PMDB não pode só ficar disputando carguinhos. Cargos têm de estar vinculados a uma política nacional”.

O PORTA-VOZ

Se Dilma quiser saber o que pensam militares da ativa e da reserva, deve perguntar ao general Augusto Heleno. Mesmo na reserva, é ele quem lidera. É mais admirado pela tropa que os comandantes militares.

QUESTÃO DE ESTILO

Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa recusou de novo a presidência do Instituto Cervantes, porque precisa escrever. Lula, que não escreve nem lê, não recusaria um honoris causa do Instituto.

CALADO!

EUA e União Europeia reúnem a turma mais implicante do planeta, segundo o ditadorsauro de Cuba, Fidel Castro, por condenarem a morte do preso político Vilmar 

Villar. Bonzinho mesmo é o Brasil...

HERANÇA MALDITA

O Ministério do Esporte terá de colocar de molho projeto para comprar camisetas e bermudas aos estudantes do Programa Segundo Tempo. A licitação para adquirir os uniformes, feita pelo ex-ministro Orlando Silva, continua suspensa pelo TCU por indícios de irregularidade.

PERGUNTA NO MALECÓN

Se a Luiza já voltou do Canadá, quando a Yoani sai de Cuba? 

PODER SEM PUDOR

QUEM TEM VOTOS

De Dinarte Mariz aos jornalistas Carlos Castello Branco e Murilo Melo Filho:

– Eu vetara a candidatura de Aluízio Alves ao governo do Rio Grande do Norte, quando ouvi do marechal Castelo Branco, no Planalto, a advertência:

– Lá no seu Estado, segundo estou informado, quem tem votos é o dr. Aluízio.

– Não seja por isto, presidente. Se fosse só por ter voto, quem devia estar sentado aí era Juscelino (Kubitscheck), que tem muitos votos, e não o senhor, que não os tem.

Nenhum comentário: