sexta-feira, janeiro 06, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Dilma já sabia do repasse a Pernambuco”
Ministro Fernando Bezerra justificando a “preferência” por seu Estado natal 

SENADORES TEMEM QUE RIO+20 SEJA UM FIASCO 

Integrante da comissão no Senado que acompanha os preparativos para a Rio+20, o tucano Aloizio Nunes (SP) afirmou que o evento corre sério risco de fracassar. A conferência da ONU vai reunir líderes mundiais no Rio, em junho, para discutir desenvolvimento econômico sem prejuízo ambiental. Mas, segundo Nunes, é consenso entre senadores “a falta de empenho político no governo Dilma e a Rio+20 pode acabar esvaziada”. Quem organiza o evento é o Itamaraty. 

PUXÃO DE ORELHA

A ONU já andou reclamando a delegações brasileiras que o país “não dá a devida importância” ao evento e que falta divulgação. 

EM FASE INICIAL

O Itamaraty alega que, primeiro, precisa concluir este mês as diretrizes do evento, elaboradas com a sociedade civil. 

QUEM? EU? 

O Ministério do Meio Ambiente se exime de responsabilidade sobre a Rio+20: “O meio ambiente é só mais um item do evento”. 

PARQUE DOS DINOSSAUROS

Adversários do ministro Fernando Bezerra (Integração) acreditam na sobrevivência política dele: seu cacife vem dos tempos da velha Arena.

BLOGUEIRA CUBANA COLOCA SAIA JUSTA EM DILMA

A mais conhecida blogueira “clandestina” de Cuba, Yoani Sanchez, criou o primeiro problema internacional para Dilma em 2012: pediu em vídeo na internet que a presidente facilite sua visita ao Brasil, negada quatro vezes em dois anos pela ditadura cubana. Assídua dissidente no Twitter, também quer voltar em segurança a seu país. Amigos na Rede criaram petição on-line para reforçar o pedido à Dilma.

SAGRADO DESCANSO

A petição tinha 250 assinaturas de diversos países, ontem (5). A Presidência disse que Dilma não comentaria, porque “está em férias”. 

GATA ESCALDADA

Yoani diz temer por sua liberdade e “integridade física”. Em 2007, o governo Lula devolveu a Cuba dois boxeadores cubanos dissidentes. 

INDIGESTÃO

A porcentagem de imposto embutido no arroz chega a 15,34%. No caso do açúcar, é 30,37%, e no óleo de soja, 26,05%.

PARAÍSO PERDIDO

A assessoria negou que Dilma antecipou a volta a Brasília nesta quinta (5), como noticiado ontem. O retorno era “previsto” nas férias desde segunda (26) na base naval de Aratu (BA) e não se deve às enchentes em Minas e Rio ou ao “incêndio” no Ministério da Integração. Então, tá. 

MR. ENCRENCA

A queda de braço da Embraer com a Hawker Beechcraft está longe de terminar: o governo americano suspendeu a compra dos aviões de combate para a Força Aérea dos EUA, após suspeita de fraude na licitação. A coluna antecipou em junho que o negócio naufragaria. 

PROFISSÃO DE MORTE

A ONG Repórteres sem Fronteiras pediu urgência na investigação do assassinato a tiros do radialista da rádio Sucesso em Camaçari (BA), Laércio de Sousa, na terça (3). Em 2011, mataram cinco jornalistas.

ATOLADO

Ágil na liberação de recursos para Pernambuco, sua terra natal, o ministro Bezerra (Integração) ainda não liberou R$ 1 milhão para Tomazina e Pinhalão (PR), assoladas por enchente em 2009.

‘CID CABRAL’

O governador Cid Gomes (PSB-CE) está com a síndrome do colega do Rio, Sérgio Cabral: a assessoria garante que não está na Europa, mas Gomes não deu as caras durante o caos de terça (3) em Fortaleza.

MUY AMIGOS 

O governador Tarso Genro (PT-RS) está em férias em Cuba com a filha, a ex-deputada Luciana Genro (PSOL). A programação não prevê encontros políticos. Mas todos os assessores foram de cambulhada.

SOLUÇÃO FINAL 

Como não conseguem impedir a tragédia da chuva que cai todo ano em janeiro, os governantes deveriam tentar tirar o mês do calendário.

PERGUNTA NA BALADA

O novo hit Ai, se eu te pego é homenagem aos réus do mensalão? 

PODER SEM PUDOR

LIVRO DE CABECEIRA

Durante a visita de Lula, conversavam em Camp David a chefe de gabinete do então chanceler Celso Amorim, Maria Nazareth Farani de Azevedo, e o secretário de Imprensa, embaixador Ricardo Neiva Tavares, com o chefe de gabinete da Casa Branca, Joshua Bolten, quando George W. Bush chegou:

– Vocês estão sendo bem tratados? – perguntou, simpático.

– Sim, senhor presidente. E descobrimos que estamos lendo o mesmo livro, A Peace to End All Peaces (sobre a queda do Império Otomano) – respondeu Lelé, como Maria Nazareth é chamada pelos colegas. 

– Eu também! – disse Bush, entrando na conversa – Estou na página 86...

Nenhum comentário: