terça-feira, janeiro 03, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“O Brasil transforma crise em oportunidade”
Presidente Dilma Rousseff adaptando conhecido ideograma chinês.

COMITIVA DE DILMA DESALOJA MILITARES DE HOTEL

Oficiais hospedados ou com reserva no hotel de trânsito da base naval de Aratu (BA), onde Dilma curte o “recesso”, foram desalojados sem aviso pela Marinha, para dar lugar aos assessores da presidente. Muitos saíram às pressas com as famílias. Um oficial aposentado conta que ignoraram sua reserva, batendo em retirada às 2h da manhã. Mais sortudos abrigaram-se nas residências funcionais de colegas.

PARAÍSO

Além de diárias e taxas a preços reduzidos, os oficiais da Marinha também perderam o direito à Praia de Inema, “fechada” para Dilma.

REVOLTA

O episódio revoltou militares: ex-comandante militar do Nordeste, o general José Carlos Leite Filho chamou de “capachos” quem autorizou.

‘PRIORIDADE’

A Marinha diz que comitivas presidenciais têm “prioridade” porque precisam da proximidade com os presidentes, e Dilma não foi exceção.

PORTO SEGURO

Afirma também que, nesses casos, coloca os militares em hotéis conveniados e casas particulares: nenhum deles “jamais ficou na rua”.

CALMON PASSA BASTÃO DO CNJ EM SETEMBRO

Alçada à condição de “heroína” da luta contra a corrupção e a impunidade, a corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, ficará no cargo por mais nove meses. Terminado o mandato de dois anos em de setembro de 2012, a ministra voltará a atuar integralmente no Superior Tribunal de Justiça, onde ficará até novembro de 2014, quando fará 70 anos e terá que pendurar a toga.

PELA ORDEM

Deverá assumir a corregedoria o ministro do STJ Francisco Falcão (PE). Nomeado por FHC, foi assessor especial de Marco Maciel (DEM).

BANHO-MARIA

O Supremo Tribunal Federal deve esperar a saída de Eliana Calmon da corregedoria para decidir sobre o esvaziamento dos poderes do CNJ.

RECICLAGEM

Já nos preparativos para as eleições municipais de 2012, o TSE quer adquirir 500 impressoras para confecção de títulos de eleitor no País.

BOM PARA QUEM?

Na Câmara Legislativa do DF, de 319 sessões plenárias, 153 foram solenes. A Casa realizou apenas 17 comissões para debater assuntos de interesse da população e 93 audiências públicas. Ainda assim, seu presidente, Cabo Patrício, afirma que o ano de 2011 foi “positivo”.

VÍCIO DE ORIGEM

Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, 70% dos problemas existentes no Brasil residem nas emendas parlamentares. “Estão viciadas desde a origem”, conclui.

‘FÉRIAS’

O PSD de Gilberto Kassab está subjudice até o julgamento no Supremo do mérito da criação do partido, garante o secretário nacional do PTB, deputado Campos Machado, que entrou com a ação.

FILME VELHO

Promessa de agosto do governo federal: R$325 milhões para dragar rios e recuperar as margens em Nova Friburgo, região Serrana do Rio. Ontem (2), o rio subiu de novo e deixou 300 desabrigados. Que sina.

CALAMITOSO

O presidente do PRTB, Levy Fidelix, e o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) apresentam a Dilma, na volta do recesso, o projeto do Ministério das Calamidades Públicas, na esfera das Forças Armadas.

ATÉ QUE ENFIM

Vitória do sindicato dos Correios em SP: o Tribunal Superior do Trabalho brecou terceirização de transporte de cargas postais e contratação temporária de carteiros, alegando que “ambas são ilícitas”.

FOMINHA

Líder do PT, Humberto Costa convocará a bancada logo após o recesso para discutir o destino de Marta Suplicy, que ameaça não sair da vice-presidência do Senado 

e tomar a vez de José Pimentel.

DE PONTA CABEÇA

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar o autor da denúncia no site da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) de que um delegado da Polícia Civil de Minas se despediu do cargo visitando os colegas em um dos dois únicos helicópteros da corporação.

PENSANDO BEM...

...Deveria se chamar Kim Jong-hummm o filho cara de pateta do falecido ditador da Coreia do Norte. 

PODER SEM PUDOR

SAUDADES DE JUMA

Em 1990, a extinta Rede Manchete exibia a novela Pantanal, seu maior sucesso, que mostrava a sensual “Juma”, personagem da atriz Cristiana Oliveira. Na Câmara, um ex-deputado evangélico, João de Deus (PDS-RS), atacou a novela, chamando-a de “pornográfica, imunda” etc. O atual assessor especial do ministro da Defesa, José Genoino (PT-SP), provocou o colega quando ele deixava a tribuna: 

- Você há de convir que a Juma Marruá é uma gracinha... 

João de Deus parecia estar diante do Satanás. Levantou os braços e gritou: 

- Te converte! Te converte!

Nenhum comentário: