domingo, janeiro 08, 2012

A briga do ano - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/01/12


Na esteira da redefinição dos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados, deputados já falam em aumentar o aporte da União, hoje de 21,5% do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. Um dos argumentos é que, a cada redução de IPI feita pelo governo para estimular o consumo, quem paga são os estados. O Congresso tem até o final do ano para redefinir a regra de distribuição dos recursos do FPE, considerada inconstitucional pelo STF.

Puxando a brasa para sua sardinha
O Rio quer vincular essa discussão com a da redistribuição dos royalties do petróleo. Quer ser compensado por eventuais perdas com os royalties. Uma fórmula defendida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) é que cada estado receba, pelo menos, 20% do que a União arrecada em seu território. “Hoje a União arrecada R$ 117 bi no Rio, e nós só recebemos de volta R$ 2 bi”, disse Dornelles. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), apresentou proposta estabelecendo, como um dos critérios, a proporção de terras indígenas em relação à superfície territorial. Seu estado, Roraima, abriga a reserva Raposa Serra do Sol.

POR ONDE ANDAM? Apeado do governo, o ex-ministro Antonio Palocci, na foto, voltou a prestar consultorias. Já Nelson Jobim abriu um escritório de advocacia. Alfredo Nascimento voltou para o Senado, de onde inferniza a presidente Dilma, e Pedro Novais regressou para a Câmara dos Deputados. Wagner Rossi está se dedicando à sua fazenda, e Orlando Silva vai disputar uma vaga de vereador em São Paulo.

Ah, tá
O ministro Fernando Bezerra disse que saiu de férias na época das chuvas porque achou que as medidas de prevenção de enchentes eram suficientes. “A gente não pode se apresentar como salvador da pátria”, justificou-se.

Tipo exportação
A Polícia Federal está dando treinamento de investigação para polícias de dez países da América Latina e da África. Entre esses países estão Cuba e Angola. A PF brasileira atende os países que são refratários aos cursos do FBI.

Energia limpa na Antártica brasileira
O Brasil será o primeiro país a gerar energia a partir de fontes renováveis na Antártica. A Estação Comandante Ferraz, da Marinha, será abastecida por um motogerador a etanol. Um evento, quarta-feira, com o ministro Celso Amorim (Defesa) dará início ao programa científico de geração de energia com biocombustível em baixas temperaturas. Os parceiros da Marinha no projeto são a Vale Soluções em Energia e a Petrobras.

Uma a menos
Com uma política de reajuste do salário mínimo fixada até 2015, a presidente Dilma terá uma briga a menos no Congresso. Mas a bancada dos sindicalistas vai redobrar a campanha pelo aumento para aposentados e pensionistas.

É ver para crer
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) tem dito que, em 2013, ele vai ter 25% nas pesquisas para o governo do Rio, e, diante disso, sua candidatura seria um fato consumado. Ele quer o apoio do governador Sérgio Cabral (PMDB).

180º. Ao longo deste primeiro ano de governo Dilma houve uma mudança radical de estilo na Casa Civil. A ministra Gleisi Hoffmann estabeleceu uma gestão voltada para dentro, de perfil mais técnico. Seu antecessor, Antonio Palocci, exercia um papel mais político.

EDIÇÃO. 
Nas fotos de sua posse postadas pelo senador Jader Barbalho (PMDB-PA), seu filho não aparece em nenhuma. No dia da solenidade, o menino se destacou fazendo caretas para a imprensa.

CONTINUIDADE. 
Os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Álvaro Dias (PSDB-PR) vão ser mantidos nas lideranças do DEM e do PSDB no Senado.

Nenhum comentário: